Declaração foi feita nesta terça-feira (15)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira (15) que ficou surpreso com o resultado da eleições norte-americanas, que deram ao republicano Donald Trump, o direito de suceder Obama no cargo mais importante do mundo. Na Grécia, onde faz sua última viagem à Europa antes de deixar a presidência, Obama também afirmou que "o medo dos norte-americanos depois de uma crise longa" ajudou a eleger Trump. As informações são da Agência Ansa.
"A agenda dos meus oito anos de governo na Casa Branca mirava, justamente, enfrentar os medos, as ânsias dos cidadãos norte-americanos depois de uma longa crise. E, justamente essas ânsias, alimentaram o fenômeno Donald Trump e os republicanos no Congresso passaram muito tempo não me ajudando a enfrentar", disse Obama.
De acordo com o presidente, o sentimentos de "raiva, frustração e desigualdades econômicas" geram populismos. "A lição que levo é que primeiro precisamos enfrentar essas desigualdades e estes medos para que no futuro menos se alimentem os populismos." concluiu Obama.
Após reunião com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, Obama defendeu que os credores diminuam o débito do país e criticou as regras de austeridade impostas à Grécia. "Os credores não podem exigir a austeridade como estratégia, pois é preciso ir por uma estrada de um duradouro crescimento econômico", disse.
Notícias relacionadas
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro
Torcida Organizada – Arauto News – 25/11/2024
16º jogo de invencibilidade do Inter no Brasileirão, momento do Grêmio para encarar o Cruzeiro e a reta final de 2024 Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira
Unisc divulga os aprovados no Vestibular de Verão 2025
O período de matrícula para os demais cursos começa nesta terça. Já o listão da Medicina será divulgado na quarta-feira