Educadora lecionou português e inglês em diversas escolas de Venâncio Aires, especialmente no interior
Há professores que impactam a vida de diferentes gerações e em alguns casos estes alunos são da mesma família. Um exemplo disso é a professora Leni Schneider Schwingel, de Venâncio Aires.
A profissional, que lecionava nos anos iniciais e também dava aulas de português e alemão para as séries finais, conta que chegou a ensinar integrantes da mesma família – primeiro o pai e depois os filhos. Leni iniciou na educação em 1976, no município de Canudos dos Vale, na época pertencente a Lajeado.
Em 1977 foi para Marechal Cândido Rondon, no Paraná, mas no ano seguinte já retornou à Capital Nacional do Chimarrão. Assim, em 1978 iniciou na Escola Particular de São Miguel, em Santa Emília, e na Escola de Ensino Fundamental Professora Helena Bohn, em Vila Sampaio. Em 1996 começou a lecionar na Escola Estadual Zilda de Brito Pereira, no Bairro Gressler.
Leni relembra que em entre os anos de 2000 e 2009 assumiu a direção da Escola Helena Bohn. Aos 61 anos, após anos de atuação profissional, a professora se aposentou. “Estou aposentada há 13 anos e agora estou me dedicando a minha casa, meu jardim e flores, que gosto muito. É uma atividade que gosto muito, relaxa a memória e me deixa feliz”, destaca.
Apesar do tempo fora de sala de aula, ela revela que ao encontrar ex-alunos pela rua ou em eventos sempre escuta um carinho “oi, profe”. “Eu acredito que o professor tem muita importância na sala de aula, principalmente no ensino fundamental. O professor é experiente e o aluno precisa ser orientado por professores dedicados ao ensino-aprendizagem”, salienta.
Conforme Leni, o desejo em seguir a área da educação sempre existiu. Além disso, ela conta que gostava de se relacionar com crianças e adolescentes. Para a educadora não era apenas ensinar o conteúdo das disciplinas, mas também questões relacionadas a vida, a moral e o respeito. “Era muito bom conhecer de perto cada aluno, também os pais. Lá pelas tantas apareceram crianças que já eram filhos de ex-alunos e a sensação era de que o tempo passava rápido demais.”
Para a professora aposentada o sentimento é de gratidão às comunidades escolares em que passou, aos alunos que ensinou e pôde, de alguma forma, contribuir para a formação pessoal e profissional.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina