Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Há quase 50 anos, Facas Kipper é tradição para a vida toda

    Publicado em: 15 de outubro de 2024 às 19:00
    FACAS KIPPER REALIZA UM TRABALHO INTEIRAMENTE ARTESANAL | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Empresa localizada nas margens da RSC-287, em Vera Cruz, se dedica a produzir de forma artesanal artigos para o churrasco

    Há quem colecione facas em casa, porque sempre falta para a hora do churrasco. Há quem ame presentear e ser presenteado com uma. Para qualquer dessas situações, em Vera Cruz existe uma empresa com larga tradição na fabricação de facas artesanais. Trata-se da Facas 3 Estrelas Kipper, localizada às margens da RSC-287.

    A trajetória que começou no ano de 1975, na localidade de Formosa, interior de Vale do Sol, foi compartilhada pela filha do fundador da empresa, Tatiane Kipper. Filho de ferreiro, seu Armando Kipper é aquela fruta que não caiu longe do pé, como diz o ditado popular, e seguiu os seus passos, dedicando-se à confecção de facas.

    A empresa migrou de Formosa para Santa Cruz e depois foi para o centro de Vera Cruz, voltada à venda para comerciantes. Certo dia, recorda Tatiane, um vendedor sugeriu de fazer o estabelecimento na beira da estrada, para atender quem tivesse passando pela rodovia. Em 1997, o pai a convidou para dar uma volta de carro e olhar um lugar para colocar a empresa, na RSC-287. Havia uma casa que abrigava um mercadinho junto com a residência de uma família. Os Kipper acabaram alugando o local, a “casinha”, como chamavam. Em 2000, no entanto, o pai sofreu um acidente e veio a falecer dois anos depois.

    Mas a família não desistiu e seguiu com o legado construído por ele. Conseguiu comprar a área e construir um novo espaço para sediar a Fábrica de Facas Artesanais 3 Estrelas Kipper. Nome, aliás, curioso e que nem a filha tem a precisão da resposta. A versão mais bela é que o pai atribuía as três estrelas para a esposa e as duas filhas. A outra versão é que ele teria feito uma faca que não chegava a ser 5 estrelas, mas também não era 1 estrela, então seria de qualidade intermediária, por isso ganhou 3 estrelas.

    Histórias à parte, hoje a empresa, que ainda conta com dona Maria de Lourdes Kipper no comando da parte administrativa, trabalha com facas artesanais, facões, espetos, grelhas, afiadores. “Queremos tornar o ponto como referência para artigos de churrasco”, explica a filha, Tatiane. Tudo é feito ali, pelos colaboradores, num processo inteiramente artesanal. As chapas de aço são compradas, são desenhados modelos, cortados e feito todo processo até afiação, cabo de chifre, acabamentos. “São itens que duram a vida toda”, revela.

    A empresa trabalha com facas artesanais, feitas, portanto, em aço inox 420, com preços a partir de R$ 60, dependendo do modelo. São feitas com muito carinho e capricho para ter durabilidade e qualidade, atesta a filha. Não à toa, conquista clientes de todo Estado, fora dele e que levam os produtos até mesmo para o exterior, espalhando a tradição vera-cruzense para diversas partes do mapa.