Estimativa da organização da festa é de que 5 mil figurantes tenham participado do desfile, diante de um público de 40 mil pessoas
O segundo desfile temático da 38ª Oktoberfest ofereceu mais um grande espetáculo de animação, cores, música e tradição ao público que lotou a Marechal Floriano na manhã deste domingo (15).
LEIA TAMBÉM: Com sementes crioulas, agricultora da região propõe reflexões sobre a forma de produção
As alas compostas por grupos folclóricos, representações de empresas e carros alegóricos contagiaram a plateia reunida no centro da cidade ao som das conhecidas marchinhas.
Um mar de gente em trajes típicos ocupou a principal rua do centro da cidade – a estimativa da organização da festa é de que 5 mil figurantes tenham participado do desfile, diante de um público de 40 mil pessoas.
A prefeita Helena Hermany cumpriu parte do trajeto do desfile a bordo da Fubica do Fritz, na companhia do vice-prefeito e secretário de Saúde Elstor Desbessell e do deputado federal Pedro Westphalen, até o estande da Prefeitura em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira. No local, a chefe do Executivo Municipal assistiu o restante da parada, interagindo com a comunidade.
“Fomos abençoados com um domingo lindo e a presença de um grande público. A animação das pessoas que estão desfilando é contagiante. É maravilhoso poder fazer parte desta festa, que a cada ano se supera em todos os quesitos e coloca Santa Cruz do Sul no noticiário, celebrando e preservando nossas tradições”, afirmou a prefeita.
O desfile contou com duas presenças especiais. A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, e a secretária adjunta Gabriella Meindrad vieram prestigiar a maior festa germânica do Rio Grande do Sul. Beatriz enfatizou o interesse que a prefeita Helena Hermany tem demonstrado pela cultura, no que diz respeito à preservação da cultura e a celebração das tradições germânicas. “Nossa presença hoje é no sentido de reafirmar o reconhecimento do Governo do Estado às iniciativas que dão destaque à cultura, principalmente levando em consideração os preparativos para a celebração dos 200 anos da imigração alemã”.
O presidente da 38ª Oktoberfest, João Valdemar Goerck, estava bastante emocionado com o resultado do desfile. Ele destacou a interação entre o público e os figurantes, e a beleza e qualidade dos carros alegóricos. Goerck ainda ressaltou o domingo ensolarado, que permitiu a realização do evento. “O clima perfeito contribuiu e as pessoas puderam assistir a um grande espetáculo”.
Entre o público, a animação foi grande. O casal Vinícius e Daniela Laner aproveitou o cenário para tirar selfies minutos antes do desfile começar. “A empolgação é sempre grande. A Oktober vive na alma da cidade e daqueles que a visitam e gostam da festa. É um privilégio poder participar”, disse Vinícius.
A aposentada Margit Pinheiro elogiou o espetáculo que assistiu. Assídua frequentadora dos desfiles, ela acompanhou mais uma parada ao lado de familiares e amigos. “As inovações deste ano estavam maravilhosas, amei do início ao fim. Devem seguir assim, para continuar atraindo mais público”.
Notícias relacionadas
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado