Mensagem do dia

Cuidem dos seus idosos

Publicado em: 15 de setembro de 2023 às 10:47 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:52
65e8831f12847.jpg
compartilhe essa matéria

Minha sogra, Dona Onilda, tem Alzheimer. Nem sempre é tranquilo. Nem sempre é leve. Nem sempre é com paciência. Aos 83 anos, seus diálogos se resumem aos mesmos assuntos.

Disponível também em:

Minha sogra, Dona Onilda, tem Alzheimer. Nem sempre é tranquilo. Nem sempre é leve. Nem sempre é com paciência. Aos 83 anos, seus diálogos se resumem aos mesmos assuntos. O dia e o céu, a hora do banho, a dor de barriga. Ela fala sobre algo e, logo em seguida, esquece. Então retoma o mesmo comentário. Ela também desenvolveu a mania de ir incontáveis vezes ao banheiro. Consome, em média, 24 rolos de papel higiênico por semana. Mesmo que não faça nada, ela gasta metros e metros porque tem a sensação de que precisa se limpar. No início, para toda a família, lidar com esta nova Onilda foi desafiador e angustiante.

Hoje, após deixar meus filhos no colégio, durante o percurso para casa, em 12 minutos ela comentou sobre o dia e o céu 13 vezes. Resolvi gravar e postar esta conversa porque sei que neste momento há muitos de nós convivendo com idosos. E preciso dizer: eles não tem culpa. Compreender que a condição da minha sogra está fora do alcance dela me trouxe o centramento necessário para enxergar além da superfície. Ela me ensina todas as vezes em que está lá em casa a como desenvolver a minha humanidade diante dos desafios que a velhice e suas limitações apresentam. Porque ser um bom ser humano diante da maré mansa não te faz realmente bom. É na hora do "vamos ver" que a gente pode de verdade perceber como estão nossa empatia e compaixão. Cuidem dos seus idosos. E digo mais: cuidem-se também. Todos os cuidadores precisam de doses de cuidado. 

Parte de nós chegará aos 83 anos um dia. Como gostaremos de ser tratados? Não adianta brigar com a realidade. Talvez seja mais suave, para você que cuida e para o idoso cuidado, que tudo seja conduzido com mais aceitação, leveza e sorrisos.

 

Viviane Rolemberg