Mensagem do dia

Para vencer o desânimo

Publicado em: 15 de agosto de 2023 às 09:55 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:54
65e883b762f7b.jpg
compartilhe essa matéria

Disponível também em:

Talvez você tenha dado início a alguns sonhos e projetos e a resposta não foi tão positiva e animadora como você imaginava. Talvez você ainda não tenha conseguido alcançar as metas que planejou. Talvez, esteja no meio do caminho, e isso pode ser bem desanimador, às vezes
O meio exige espera e paciência. O meio exige fé e perseverança. O meio exige posicionamento.
Geralmente é no meio que pensamos em desistir, afinal, nossos olhos são estão vendo nenhum resultado.
O meio tem duas faces. Tudo depende de como você enxerga esse meio. Imagine um copo de água pela metade. Alguns podem dizer que ele está ‘meio cheio’, outros podem enxergá-lo como ‘meio vazio’. Tudo depende da perspectiva de cada um.
Talvez você tenha recebido um diagnóstico ruim. Talvez você tenha sofrido algumas decepções esse ano, e isso te abalou de tal forma, que você não consegue mais se levantar. Talvez você tenha sofrido algumas perdas, e isso te deprimiu.
Uma das coisas que mais nos desanima é a espera. Ninguém gosta de esperar, seja em uma fila de banco, de uma loja para realizar algum pagamento, ou em um supermercado, ou uma repartição pública.
Mas há esperas que são muito mais desanimadoras que essas vivenciadas em nosso dia a dia. Alguns estão esperando há anos para namorar, casar, se formar, comprar uma casa, um carro, engravidar, concluir um determinado curso, realizar sonhos, crescer profissionalmente.
No geral, muitos empacam porque em vez de continuarem trabalhando, orando, confiando em Deus, e agradecendo-o pelo milagre como se já tive se alcançado, ficam murmurando ou invejando quem já chegou lá. Com pensamentos do tipo: "Olha minha idade, e ainda não casei. Olha como o outro é bem sucedido e eu não saio do lugar. Olha quanto o outro ganha, e eu não posso comprar nada. Cansei de esperar!"
Essa ação contribuirá ainda mais com sua espera. Deus não lhe dará nada, enquanto seu coração estiver com a motivação errada.
Normalmente desanimamos porque esperamos que o outro nos anime: ficamos sempre à espera de um telefonema, uma visita, um whatsApp, email, mensagem ou qualquer forma de comunicação de alguém que possa nos encorajar, nos levantar ou nos fortalecer.
Esperamos que o outro nos anime, mas nós nunca animamos ninguém. Queremos receber o que nem mesmo nós estamos dispostos a dar, mesmo quando estamos nos dias bons.
Mesmo que nós animemos alguém num dia difícil, não devemos deixar essa ação como débito em relação a essa pessoa. Exemplo: durante muitos anos da minha vida sempre estive disposta a ajudar os outros.
O problema é que quando eu precisava de ajuda, não tinha ninguém ao meu lado. Isso me frustrava e eu ficava profundamente decepcionada com a pessoa, como se ela me devesse algo, por eu ter feito quando ela precisou.
Mas as coisas não funcionam dessa forma. Primeiro, porque não fazemos para receber em troca, depois porque todo o ânimo que precisamos está na Palavra de Deus. Ela é a maior fonte de alegria, ânimo e encorajamento que conheço, além de ser nosso próprio Criador falando diretamente ao nosso coração. O maior ânimo que Jesus poderia te dar foi o ato Dele na cruz.
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16, 33)
"Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!" (Salmo 31, 24)
"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1,9)

Autora: Roberta Sara