Covid 19

Venâncio Aires registra casos de pessoas que tomaram doses de vacinas diferentes contra a Covid-19

Publicado em: 15 de julho de 2021 às 09:40 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 20:05
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Agência Brasil/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Situação preocupa a Secretaria da Saúde que tem monitorado os casos; entenda

    Casos de pessoas que tomam duas vacinas diferentes contra a Covid-19 têm sido registrados em Venâncio Aires. Pelo menos três moradores, até o momento, foram vacinados com dois imunizantes diferentes e inclusive apresentaram reações. 

    O fato mais recente foi de um homem que tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e depois buscou se vacinar com a vacina da Janssen que é dose única. Na oportunidade, ele não informou isso aos profissionais de saúde. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Imunizações, Roselene Heinen, o caso foi descoberto após verificação no sistema de vacinação.

    Em função do que aconteceu, ela explica que em cada ponto onde os profissionais da saúde têm ido aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 é levado um computador para verificar no sistema se a pessoa já fez alguma dose. "As pessoas estão querendo fazer a vacina Janssen, de uma dose, porque relatam que é melhor por ser uma dose, mas todas as vacinas são boas. Mas às vezes já aplicaram uma dose e querem aplicar a outra que é dose única. Então tem constado no sistema o erro, só que não é um erro. Na verdade a pessoa está agindo de má fé", explica. 

    Contudo, de acordo com a profissional, ao ter essa atitude a pessoa pode estar colocando em risco a própria saúde e tirando, ainda, a dose de outra pessoa que precisa: "Como veio essa vacina da Janssen, que é dose única, verificamos que a população está querendo se enganar mesmo". A enfermeira explica que caso aconteça da pessoa receber duas vacinas diferentes, ela é orientada a não fazer nenhuma vacina no momento e é elaborada uma notificação.