O sol brilhou forte em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira (15), e equipes da Prefeitura, com apoio de diversos voluntários, começaram a distribuição de móveis e eletrodomésticos nas residências atingidas pela enxurrada. Nos turnos da manhã e da tarde, partiram do centro de arrecadações, no Pavilhão da Comunidade Evangélica, vários caminhões carregados com armários, camas, colchões, sofás, geladeiras, máquinas de lavar roupa e utensílios domésticos com destino aos lares cadastrados.
Fabiane Schmidt, que passou 15 dias acolhida no Parque da Oktoberfest, conseguiu retornar com seus dois filhos para casa nesta tarde, na localidade de Balneário Panke, no distrito de Rio Pardinho. “A cabeça está bem confusa, mas está na hora de a gente voltar para a realidade e dar um rumo de novo para a vida”, disse, depois de contar que a água chegou a invadir o segundo andar da casa onde vive, destruindo praticamente toda a mobília.
Na casa da mãe, que fica na parte da frente do terreno, a situação não foi diferente. “Ter que voltar nesta situação é difícil, mas ficamos gratos pelas doações de fogão, cama, microondas e outros móveis que estamos recebendo para poder recomeçar”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Crianças vítimas da enchente participam de oficina teatral em Santa Cruz
No Bairro Várzea, o mais atingido no município, as entregas de utensílios domésticos menores já estão a todo vapor desde essa terça-feira (14), no centro de apoio à comunidade montado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Herberts.
Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, agentes comunitários de saúde estão passando nas casas para fazer o levantamento dos móveis mais urgentes de acordo com a realidade de cada família. “Pedimos às pessoas que fiquem atentas ao telefone, pois nossas equipes estão entrando em contato para combinar as entregas pelos números disponibilizados no cadastro”, explica a prefeita Helena Hermany, que acompanha os trabalhos de perto.
Pessoas e empresas que tiverem condições de contribuir com as doações podem entregar no Pavilhão da Comunidade Evangélica (Centro), na Rua Venâncio Aires, 307. No momento, os itens de maior necessidade são: armários de cozinha, geladeira, guarda-roupa, cama, máquina de lavar roupa, rack para sala e prateleiras em geral.
Também estão sendo aceitos paletes de madeira para servir como suporte provisório aos colchões. Quem não tiver como entregar os móveis no local pode entrar em contato pelo número (51) 99936-5665 para combinar o serviço de busca das doações.
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz