Covid 19

Nova parcela do auxílio emergencial começa a ser paga na segunda

Publicado em: 15 de maio de 2020 às 07:01 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:40
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Agência Brasil/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Caixa vai abrir conta digital para todos os beneficiários do programa

    A Caixa Econômica Federal começará a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima segunda-feira (18), informou hoje (14) o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro. "Nós começamos na segunda-feira. Amanhã, às 15h da tarde, eu e o ministro Onyx [Lorenzoni, da Cidadania] vamos dar todos os detalhes. Mas nós começamos na segunda e faremos toda a questão via mês de nascimento, exatamente para que nós tenhamos uma tranquilidade maior no pagamento. Amanhã a gente detalha", antecipou Guimarães. 

    Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa, criado para garantir uma renda básica emergencial durante três meses, para o enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família. 

    Calendário (poupança digital)

    Dia 20 – nascidos em janeiro e fevereiro
    Dia 21 – nascidos em março e abril
    Dia 22 – nascidos em maio e junho
    Dia 23 – nascidos em julho e agosto
    Dia 25 – nascidos em setembro e outubro
    Dia 26 – nascidos em novembro e dezembro

    Saques em espécie:

    30 de maio – nascidos em janeiro
    1º de junho – nascidos em fevereiro
    2 de junho – nascidos em março
    3 de junho – nascidos em abril
    4 de junho – nascidos em maio
    5 de junho – nascidos em junho
    6 de junho – nascidos em julho
    8 de junho – nascidos em agosto
    9 de junho – nascidos em setembro
    10 de junho – nascidos em outubro
    12 de junho – nascidos em novembro
    13 de junho – nascidos em dezembro

    Contas digitais

    Ainda segundo o presidente da Caixa, o banco vai oferecer, de graça, uma conta digital para todos os beneficiários do auxílio emergencial. Até então, o banco só havia aberto contas digitais para pessoas cadastradas que não tinham conta bancária informada. "É o maior programa de inclusão digital do Brasil, que tem notícia, de todos os tempos, e numa velocidade muito grande", enfatizou Guimarães.

    Auxílio irregular

    Durante a live, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o pagamento irregular do auxílio emergencial a militares. As irregularidades foram detectadas após o ministérios da Defesa e da Cidadania realizarem um cruzamento de dados e identificarem que 73,2 mil militares ativos, inativos, temporários, pensionistas e anistiados receberam a ajuda do governo.  "O que aconteceu com muitos recrutas, não sei precisar o número aqui. Como ano passado eles não declararam renda, e ficava difícil passar no filtro, eles se inscreveram como beneficiários e receberam os R$ 600, só que foram plotados, foram descobertos e, no nosso meio, quando alguém faz algo errado, o bicho pega. Então, vão devolver essa grana e vão sofrer, com toda certeza, uma punição disciplinar", afirmou.