Programa Municipal de Imunização acredita que a chuva provocou a falta de adesão
Embora todas as unidades de saúde, na cidade e interior, estivessem abertas para atender a população, o Dia D da campanha de vacinação, realizado no último sábado (13), não foi como se esperava em Santa Cruz. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Raquel Emmel Lopes, a forte chuva deve ter sido a causa principal da baixa adesão da população. “Esperávamos maior procura nos postos. Infelizmente, foi bem abaixo do esperado”, avaliou.
De acordo com ela, os pontos mais procurados foram o Cemai, a Casa da CDL, a unidade de saúde do Bairro Belvedere e a UPA, do Bairro Esmeralda. A expectativa, segundo Raquel, é de que nesta semana a procura seja maior.
“Com a trégua da chuva espera-se que as pessoas procurem mais os postos e façam a vacina”, disse. Até o dia 26 de maio, último dia da campanha, a meta é atingir 90% da população.
Crianças, idosos, gestantes, professores, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários de presídios, trabalhadores da saúde e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) compõem o público prioritário. Este ano a vacina é trivalente e protege contra a Influenza A ( H1N1e H3N2) e Influenza B.
Confira locais e horários para vacinação contra a gripe:
* Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no Ambulatório do Idoso e no Posto Central o horário de atendimento para aplicação de vacinas é das 7h45min às 11h45min, no período da manhã, e das 13h às 16h, no período da tarde;
* No Cemai, a vacina poderá ser encontrada até as 18h30min, de segunda a sexta -feira, e, aos sábados, das 8h às 12h30min;
* No SIS haverá sistema de senhas com distribuição de 50 em cada turno, totalizando 150 senhas diariamente, de segunda a sexta-feira.
Notícias relacionadas

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada

Vale do Rio Pardo recebe investimentos em energia com ampliação da rede trifásica
Obras beneficiam comunidades rurais como Alto Paredão, Linha Andrade Neves e Picada Ren

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado