Giovani Baggio comentou sobre a instalação da estrutura durante o Tá na Hora, destacando o impacto positivo para a competitividade regional
A instalação de um porto seco em Santa Cruz do Sul foi defendida pelo economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Giovani Baggio, durante a reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) nesta terça-feira (15). Segundo ele, a medida seria estratégica para enfrentar um dos principais gargalos da indústria gaúcha: a logística. “Temos muitas empresas altamente competitivas da porta para dentro, com tecnologia de ponta. Mas quando precisam escoar a produção, enfrentam grandes dificuldades para chegar ao mercado consumidor com preços competitivos”, afirmou.
O tema está em pauta após a aprovação, pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados, do requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), solicitando a realização de um seminário para debater a viabilidade do projeto. O evento será realizado em Santa Cruz, em data a ser definida, e deve reunir representantes da Receita Federal, Sinditabaco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, entre outros.
Para Baggio, o porto seco não apenas representaria uma nova alternativa de escoamento da produção regional, mas seria também uma resposta concreta à carência de infraestrutura. “Nós precisaríamos investir mais em hidrovias e ferrovias, mas o porto seco já seria um passo importante na melhoria da logística. Ele contribui diretamente para a competitividade da indústria gaúcha e, especialmente, da nossa região”, defendeu.
Notícias relacionadas

Novas ações do Programa Desassorear RS são realizadas em sangas de Venâncio Aires
Intervenção está sendo executada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado

Esporte Para Todos reúne 40 pessoas em edição especial no Estúdio Cuida Bem da Unimed
As aulas semanais tradicionais acontecem nas sedes das entidades participantes

Gurias na TI leva aprendizado da tecnologia para estudantes da rede municipal de Santa Cruz
Evento ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia

Prefeitura de Santa Cruz cria grupo de trabalho para analisar terras situadas no Cinturão Verde
Moradores da área pedem apoio para resolver entraves que se arrastam há anos