Geral

Leite prorroga decreto, mas permite a prefeitos do interior decisão sobre reabertura do comércio

Publicado em: 15 de abril de 2020 às 16:55 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Anúncio sobre prorrogação foi realizado em transmissão ao vivo nesta quarta-feira

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a prorrogação da vigência do decreto estadual até o dia 30 de abril. O comunicado foi feito em transmissão ao vivo no Facebook realizada na tarde desta quarta-feira (15).

    O governador, porém, permite que municípios que não integram a Região Metropolitana e da Serra possam abrir o comércio respeitando regras impostas por decretos municipais. Em liberando o comércio, os municípios devem ficar atentos a manuteçao de cuidados básicos seguindo orientações da Secretaria Estadual de Saúde. 

    Conforme Leite, a nova determinação foi tomada levando em conta as conclusões da primeira etapa de estudo realizada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e os números de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede pública e privada.

    O governador ainda ressaltou a importância da união e compreensão da população nesse momento delicado. "Vamos passar no teste, porque somos 11 milhões contra um. Tudo o que foi feito foi priorizando a vida, a vida do Rio Grande e de cada um daqueles que escolheu o estado para viver", destaca. Ele ainda destacou o papel da população em manter os hábitos de higiene e pediu que todos cumpram com os seus deveres perante o isolamento controlado.

    SITUAÇÃO DO ESTADO

    Até esta terça-feira, o Estado tem 720 casos confirmados da Covid-19 que estão em 86 municípios. A maioria dis casos, 45,4% deles estão concentrados em Porto Alegre. Ao todo, são 19 mortes confirmadas.