Covid 19

Estudo inédito estima que RS tenha 5.650 pessoas infectadas pela Covid-19

Publicado em: 15 de abril de 2020 às 17:25 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Pesquisa deve contar com mais três fases que serão realizadas nos próximos dias

    O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e outras dez instituições acadêmicas do estado, executou a primeira fase da pesquisa referente à aplicação de testes para a detecção da Covid-19. O resultado do estudo, que também foi realizado em Santa Cruz do Sul, foi divulgado na tarde desta quarta-feira (15) em transmissão ao vivo no Facebook.

    A pesquisa realizou os testes em 4.189 pessoas de nove cidades do Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Uruguiana, Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí. O estudo foi aplicado, em um primeiro momento, em 31% da população do Rio Grande do Sul e ainda terá mais três fases que ocorrerão a cada duas semanas. A iniciativa teve como objetivos estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo, determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclinicas e obter cálculos precisos da letalidade. 

    CONCLUSÃO

    A pesquisa concluiu que para cada um milhão de habitantes no Rio Grande do Sul estima-se que existe 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 mortos, totalizando 5.650 pelo número de habitantes no Estado. Além disso, a cada caso notificado nas nove cidades existem quatro casos não notificados. O resultado do estudo também demonstrou que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados. 

    DISTANCIAMENTO SOCIAL

    Também foram levados em conta aspectos relacionados ao distanciamento social. Das mais de quatro mil pessoas, 58,3% relataram sair apenas para atividades essenciais, como ir ao supermercado, farmácia e etc, enquanto que 21,1% relatou ficar em casa o tempo todo e 20,6% segue saindo de casa diariamente. 

    As mulheres (26%) apresentaram o maior percentual no que se refere a ficar em casa o tempo todo em comparação aos homens (14,3%). Entre os idosos de 60 anos ou mais, 35,9% relataram ficar em casa o tempo todo. 

    VEJA TAMBÉMLeite prorroga decreto, mas permite a prefeitos do interior decisão sobre reabertura do comércio

    Confira quantos testes aplicados em cada município:

    Caxias do Sul:  500

    Ijuí: 500

    Passo Fundo: 500

    Pelotas: 500

    Santa Cruz do Sul: 500

    Uruguiana: 500

    Santa Maria: 461

    Porto Alegre: 396

    Canoas: 332