Covid 19

BM e Prefeitura irão fiscalizar uso de máscaras em via pública

Publicado em: 15 de abril de 2020 às 14:06 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Município tem três casos confirmados de coronavírus

    Medida imposta pelo novo decreto municipal assinado nesta terça-feira (14), o uso de máscaras em via pública já pode ser observado em Encruzilhada do Sul. Além das obrigatoriedade das máscaras nas ruas, a Prefeitura tem adotado outras medidas mais rídigas como forma de evitar a propagação do Coronavírus. O município já tem três casos confirmados da Covid-19 e um óbito confirmado. 

    Em transmissão ao vivo realizada nesta quarta-feira pela Prefeitura de Encruzilhada do Sul, o secretário de Administração, Vagner Carvalho, destacou que caso as pessoas sejam vistas sem máscaras serão orientadas a fazer o uso. A partir de agora o Município também contará com o apoio da Brigada Militar na fiscalização. Conforme ele, não é exigido um tipo específico de máscara. O secretário explica que, no momento, ainda não será feita nenhuma distribuição do produto, que poe ser adquirido no comércio ou ainda confeccionado em casa. "O Município deve receber do Estado EPIs e também máscaras, mas será uma quantidade muito pequena para distribuição".

    TRABALHO INTENSO

    Hoje teve início o trabalho de desinfecção de áreas públicas em Encruzilhada do Sul. A ação foi instruída pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde que solicitou apoio operacional dos agentes de endemias para pulverização de uma solução com hipoclorito para desinfectar áreas públicas de grande circulação. Receberam a solução calçadas e paredes de locais como postos de saúde, bancos, rodoviária, paradas de ônibus entre outros.

    Também em Encruzilhada do Sul está previsto um Centro de Triagem. O espaço será destinado para atender exclusivamente pessoas com doenças respiratórias. O local exato e quando os serviços iniciarão ainda serão divulgados. O secretário de Saúde, Pedro Soares de Freitas, reforçou a importância de 70% da população ficar em casa. Ainda disse que não se sabe a origem dos casos confirmados, mas acredita-se que as três pessoas tenham contraído o vírus em um evento ocorrido no início do mês passado, porque todas estavam no mesmo local. Além das três confirmações, Encruzilhada aguarda o resultado de um exame. 

    O que diz o decreto?

    O decreto nº 3.563 ainda diz que todos os estabelecimentos comerciais não essenciais devem estar de portas fechadas, só é permitido a comercialização ou pagamento de parcelas através de tele-entrega. 

    Para as atividades essenciais, mercados, açougues, padarias e fruteiras, fica obrigatória a instalação de anteparo nos caixas e o uso de máscaras e óculos por todos os funcionários, e o atendimento limitado a, no máximo, um cliente a cada 10 m2, sendo proibido o consumo no interior do estabelecimento.

    Lotéricas e bancos, fica limitado o atendimento de, no máximo, duas pessoas por vez, e deverá ser disponibilizado um funcionário utilizando máscara e luvas para controlar a fila em frente ao local e higienizar os clientes com álcool gel.

    SOBRE DENÚNCIAS

    Denúncias do não cumprimento das regras ou questionamentos podem ser feitas clicando aqui ou encaminhando e-mail para [email protected]. Confira aqui o decreto na íntegra.