Equipe do Sub-21 viaja para o RJ para participar da Copa Brasil de Clubes de Base
Inspirado por uma história vencedora, que culminou com a conquista do Campeonato Brasileiro de Basquete de 1994, mas com os olhos voltados para o futuro, alicerçado nas categorias de base, o Esporte Clube União Corinthians inicia na próxima semana mais uma importante etapa da sua trajetória. A equipe Sub-21 começa nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, a disputa da Copa Brasil de Clubes de Base. “Voltar a disputar uma competição nacional é, sem dúvida, um grande desafio, fruto de um grande de trabalho de reestruturação e planejamento”, destaca o diretor de Basquete do Clube, Paulo Ferreira.
O retorno às competições nacionais em 2018 foi possível graças à filiação do Esporte Clube União Corinthians ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), focado na formação de atletas. Neste contexto, o retorno à disputa do Campeonato Estadual de 2017, com o apoio de empresas locais, foi fundamental. “É um passo importante para a reestruturação do basquete e também para formação futura de uma equipe de competição adulta, que segue fazendo parte do nosso projeto”, completa Ferreira.
A Copa Brasil de Clubes de Base Sub-21, a ser realizada na sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, é a primeira grande competição do ano. As equipes do Sub-12, Sub-13, Sub-15, Sub-16 e Sub-17 também vão participar de disputas nacionais em 2018. No segundo semestre, a expectativa é para a disputa da Liga de Desenvolvimento Basquete (LDB), em data a ser definida. “É uma competição muito importante para destacar os novos talentos do basquete brasileiro, que são observados por equipes profissionais de ponta do Brasil e até mesmo de outros países”, enfatiza o supervisor do Único e ex-atleta da Seleção Brasileira, Rogério Klafke.
Competição
A equipe do Sub-21, integrada por 12 atletas, embarca para o Rio de Janeiro, neste domingo (15), acompanhada pelo técnico Athos Calderado, do supervisor Rogério Klafke e do fisioterapeuta Gustavo Kniphoff. A competição inicia na segunda-feira e segue até a quinta-feira, quando ocorrem as disputas finais. O Único integra o Grupo D, juntamente com Tijuca Tênis Clube (RJ), Clube do Remo (PA) e Minas Tênis Clube (MG).
Os grupos A, B e C são compostos pelas equipes da AEGB – Associação Esportiva Goiana de Basquetebol (GO), Botafogo Futebol e Regatas (RJ), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Clube Vizinhança (DF), Country Club de Maringá/ADRM (PR), Esporte Clube Pinheiros (SP), Fluminense Football Club (RJ), Paysandu Sport Club (PA), Praia Clube (MG) e Sogipa (RS).
Vagas
A filiação do Esporte Clube União Corinthians junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é um importante passo para a formação de novos atletas. Conforme o diretor de Basquete, em todas as categorias, do Sub-12 ao Sub-21, ainda existem vagas disponíveis. “As inscrições são gratuitas e os treinos ocorrem diariamente, no turno da tarde, no ginásio do clube”, completa. Atualmente, são cerca de 200 crianças e adolescentes envolvidas na prática do esporte. Mais informações podem ser obtidas com o técnico Athos Calderaro, pelo fone (51) 9 99164-2561.
Notícias relacionadas
Votação para o Destaque Esportivo Popular encerra nesta quarta-feira
Interessados devem responder o formulário disponível no site da Administração Municipal
Avenida realiza intervenções nos Eucaliptos para implementação do VAR durante o Gauchão
Federação Gaúcha de Futebol anunciou que, a partir de 2025, o Árbitro de Vídeo será utilizado em todos os jogos
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta