Geral

Outono deve ser mais ameno do que no ano passado

Publicado em: 15 de março de 2017 às 08:32 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:09
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Climatempo
  • compartilhe essa matéria

    Em junho, pode chover acima da média no Sul

    O outono começou às 7h29min desta segunda-feira (20). É a estação de transição entre o verão e o inverno, ou seja, gradativamente a temperatura vai caindo no centro-sul do país e a chuva vai diminuindo no Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no sul da região Norte e nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. A estação termina oficialmente à 1h24min do dia 21 de junho.

    O outono deve ser com normalidade, em relação aos fenômenos El Niño ou La Niña. Isso quer dizer que, em média, teremos uma estação próxima da climatologia normal para a época. Os reservatórios hidrelétricos do país, em quase sua totalidade, não encheram e estão mais baixos que no ano passado. Desta forma, o preço da energia tende a subir ao longo do outono, tanto no mercado livre quanto no sistema de tarifa extra (bandeiras amarela e vermelha).

    Previsão por mês

    ABRIL

    Ainda não devemos ter frentes frias com massas polares fortes, mas os sistemas frontais continuarão avançando pelo Sul e Sudeste neste mês (pelo menos uma por semana). Durante a primeira quinzena e no fim do mês deve chover no Sudeste e no Centro-Oeste. No Sul, as pancadas de chuva ocorrem de forma irregular na passagem das frentes frias. O Nordeste pode ter um pouco mais de chuva neste mês, mas o quadro de seca extrema dos reservatórios não deve ser revertido. Onde pode chover um pouco mais é no Maranhão, no Piauí e no litoral do Ceará. A situação também deve permanecer crítica nos reservatórios do norte de Goiás e Brasília.

    MAIO

    A chuva praticamente para no centro-sul do país e várias áreas do interior ficam secas. Devemos ter ondas de frio avançando pelo centro-sul e oeste do país. Durante a segunda quinzena esfria muito e podemos ter as primeiras geadas do ano, mas devem ter fraca intensidade em regiões produtoras. A geada não deve ocorrer no Sudeste e no Centro-Oeste, apesar da forte queda de temperatura no fim do mês. Maio deve ser marcado por chuvas mais regulares no leste nordestino, mas devido ao forte quadro de seca dos últimos anos isso não será o suficiente para encher os reservatórios extremamente secos.

    JUNHO

    As frentes frias passam regularmente pelo centro-sul do país, mas durante o mês de junho devem provocar mais chuva do que as de maio. Pode chover acima da média no Sul. A temperatura no Sul deve ficar ligeiramente abaixo da normalidade. Já a chuva diminui no centro-norte do país, como é esperado nesta época do ano. O leste nordestino deve ter chuva abaixo da média.