Trabalho

Draco investiga bando que furta motos para pedir resgate

Publicado em: 15 de fevereiro de 2025 às 07:00
  • Por
    Cristiano Silva
  • Agentes da Draco trabalham na resolução dos delitos | Foto: Cristiano Silva
    compartilhe essa matéria

    Grupo especializado nesse tipo de delito vem cometendo crimes nos últimos meses em Santa Cruz

    Um grupo criminoso especializado em furtar veículos vem gerando transtornos para moradores de Santa Cruz do Sul. O bando vem cometendo os crimes e solicitando uma espécie de resgate em dinheiro para devolver os bens para as vítimas. O tipo de delito não é novo, e no passado, ladrões conhecidos dos meios policiais por praticá-los foram presos.

    Responsável por colocar os antigos furtadores de veículos atrás das grades, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) investiga agora o novo bando. Entre os crimes que tem o grupo como suspeito, um furto aconteceu no dia 23 de dezembro de 2024, em que logo após o delito, a vítima recebeu um contato e acabou pagando o resgate para reaver a moto.

    Mais recente, outro crime foi registrado em 3 de fevereiro, no distrito de Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul.  Naquela manhã, uma mulher havia deixado sua Honda CG, 160 cilindradas, modelo Start, cor vermelha, estacionada embaixo de uma árvore, no trevo próximo a um posto avançado de uma cooperativa.

    Durante a tarde, uma moradora das proximidades visualizou quando um homem foi até a moto e a empurrou na direção da estrada, fazendo o veículo pegar e fugindo na direção de Santa Cruz do Sul. Analisando imagens de câmeras de segurança, foi possível verificar que dois homens chegam em uma outra moto, e um destes comete o furto. Posteriormente, a moto foi recuperada sem que a vítima pagasse um resgate.

    Os membros do bando responsável pelos crimes recentes são moradores do Bairro Bom Jesus. Eles podem responder pelos delitos de furto qualificado, com emprego de chave micha, além da cobrança de resgate, concurso de pessoas e associação criminosa. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos últimos dias. A Draco trata a captura desses criminosos e a resolução dos crimes como prioridade.

    Leia também