Cultura e Entretenimento

Marô Barbieri é anunciada como patrona da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz

Publicado em: 15 de fevereiro de 2023 às 16:23 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:37
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre de 5 a 14 de maio, na Praça Getúlio Vargas

    O anúncio da patrona da 34ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), na Livraria Iluminura, no Centro. Para a edição de 2023, a organização lançou o nome da escritora Maria Eunice Garrido Barbieri, conhecida como Marô Barbieri. O escritor homenageado é o Romar Rudolfo Beling. Ligia Margaret Hertzer foi escolhida como personalidade incentivadora da leitura.

     

    O SESC e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, organizadores da Feira, também fizeram o anúncio do período de realização: entre os dias 5 e 14 de maio, na Praça Getúlio Vargas. A 34ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul terá com tema “Leitura: Mãe do Conhecimento”.

    Segundo a gerente do SESC de Santa Cruz, Roberta Pereira, a realização em maio se dá pelo cronograma de eventos já previstos para 2023 no município. “Decidimos fazer em maio para também termos um evento grande no primeiro semestre do ano, já que todos os grandes eventos de Santa Cruz estão concentrados no segundo semestre”, comentou. 

    Ela também destacou o foco especial na formação de novos leitores. “A Feira do Livro traz experiências para todos os leitores, mas especial para as crianças. Elas terão essa memória afetiva depois de todos os momentos que a Feira vai proporcionar”, salientou. 

    O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, também salientou a realização da Feira no primeiro semestre. “Esse é um grande e esperado evento da cultura de Santa Cruz do Sul. Apesar do nome, ela não aborda só os livros. Há uma série de apresentações musicais e de teatro que mexem com a cultura da cidade. A mudança de data para o primeiro semestre é estratégica e serve para valorizar ainda mais este evento”, disse Corá.

    Patrona 

    Maria Eunice Garrido BarbieriI, conhecida como Marô BarbieriI, é  escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Como professora, atuou ensinando língua e literatura de português e francês em turmas de primeiro e segundo graus do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita.

    Autora de 31 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil  mas, a partir de 2013, começa a produzir livros para público infanto-juvenil e para adultos.

    Escritor homenageado

    Natural de Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo, onde ainda residem seus pais, Lira e Laurindo, Romar Rudolfo Beling nasceu em 24 de julho de 1969, e está com 53 anos. 

    Desde 1988 está radicado em Santa Cruz do Sul, onde há 34 anos atua no jornalismo junto à Gazeta Grupo de Comunicações. Graduado em Letras, é especialista em Literatura e mestre em Letras – Leitura e Cognição. Professor, editor, escritor, cronista e poeta, foi editor da Editora Gazeta, e atualmente é gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações. 

    Publicou diversas obras, entre elas “A história de muita gente”, sobre a história da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a cultura do tabaco e “Terra de bravos: imigração alemã no Brasil 180 anos”, de 2007, decorrente de reportagens sobre a colonização alemã nos diversos estados brasileiros.

    Personalidade incentivadora da leitura

    Filha de Eloar Pires Hertzer e Dulce Terezinha Hertzer, Ligia Hertzer nasceui em Santa Cruz do Sul, em 14 de março de 1959. Estudou na E. E. E. F. Prof. José Wilke até o 5º ano. Depois do Exame de Admissão, fez o curso ginasial e o ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus. É graduada em Letras-Português, na antiga FISC – hoje Unisc.

    Depois de 31 anos em sala de aula, ensinando e aprendendo constantemente, se dedica a proporcionar momentos de encontro e reencontro com a leitura, a poesia e a música, organizando saraus e oficinas.