Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. O Rio Grande do Sul não teve nenhum
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira, 13 de janeiro. O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes chegaram à nota máxima.
Cada uma das cinco áreas vale 1000 pontos. A nota final da prova é determinada pela soma do resultado de cada área, dividido pelo número de disciplinas.
Segundo anunciado, a redação é avaliada conforme as seguintes competências: compreensão da proposta de redação, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto, domínio da norma padrão da língua portuguesa, elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando valores e considerando as diversidades socioculturais e seleção e organização das informações.
Cada um dos critérios concede um máximo de 200 pontos. Somando todos, chega-se ao total da nota da redação
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. Os demais tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima. O Rio Grande do Sul não teve nenhum.
O MEC ainda informou que, na rede pública, apenas uma redação teve nota máxima. Os demais são da rede particular.
O estrangeiro que vem para o Brasil sabe que não são apenas os sistemas legal, tributário e político que são complicados. Aprender a língua portuguesa, com todas suas regras e exceções, também é difícil.
Tive bons professores de português no grupo escolar, no ginasial e no ensino médio. No entanto, foi com a leitura que adquiri maior vocabulário e o gosto de escrever. Numa época de poucos livros, comecei com histórias em quadrinhos, depois lia Seleções de Reader’s Digest de meus tios e acabei lendo toda a biblioteca da Prefeitura de Candelária, que ficava emoldurando a sala do gabinete do prefeito.
Duas regras que me permitiram superar outros candidatos em alguns concursos: 1) regra de três, que me permitiu solucionar problemas matemáticos de que não sabia a fórmula; 2) análise sintática, para a formulação correta e completa da oração.
Como o hábito da leitura está meio em baixa com as mídias eletrônicas, encontram-se na imprensa frases como:
- Os moradores estão reclamando da prefeitura, que não toma nenhuma providência (coitado do prédio; ele próprio está precisando de atenção);
- O uso de “mim” como sujeito da frase, esquecidos da regra ensinada pela professora de português: “mim não dá, só recebe”.
- As cidades de Candelária, Vera Cruz e Sinimbu vão ser contempladas com verbas federais para recuperar os prejuízos da enchente (a pessoa jurídica de direito público interno é o município. Cidade é um aglomerado urbano).
O tema escolhido para o Enem do último ano – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil – não é muito fácil e até pode ter sofrido alguma influência ideológica na correção. No entanto, não se pode ignorar que a geração do celular, do WhatsApp, e do Facebook está com dificuldades de fazer simples contas de adição e subtração, sem uma calculadora, bem como a escrever, de próprio punho, com uma caneta.
Que nunca falte luz, nem se esqueça o carregador…
Notícias relacionadas

Semana Santa
Os apóstolos de Jesus eram simples pescadores, transformados em pregadores, que inacreditavelmente difundiram sua doutrina ao mundo

Por Moacir Leopoldo Haeser

Armada com batom
Estou convicto que a maioria dos participantes não tinha noção da gravidade da conduta incriminada

Por Moacir Leopoldo Haeser

A prece de um juiz
Nestes dias incertos, em que tantos são condenados a elevadas penas de prisão e tão em evidência, na mídia, os julgadores, oportuno recordar a prece de João Alfredo Medeiros Vieira, Juiz de Direito aposentado de Santa Catarina

Por Moacir Leopoldo Haeser

O outro lado do Pai Nosso
A Páscoa Cristã é a festividade mais importante para o cristianismo, pois lembra a ressurreição de Jesus Cristo
