Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores e abre um campo significativo na literatura local, regional e estadual
A Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Alesc, está organizando o lançamento de um concurso literário para o ano que vem. Conforme a presidente da entidade, a escritora Marli Silveira, o Prêmio Lya Luft começou a ser pensado neste ano. Havia o objetivo de lançar o premio durante o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul, realizado em Santa Cruz do Sul no fim de novembro. No entanto, outras demandas como o lançamento do livro dos anais do congresso acabou adiando o concurso. Em entrevista à Arauto News, Marli Silveira explicou que a ideia é lançar no ano que vem o Prêmio Lya Luft.
Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores, ajuda a potencializar a e reconhecer caminhadas. O objetivo é abrir um campo significativo na literatura local, regional e estadual.
A Alesc deve definir ainda o regulamento do concurso e realiza reuniões com possíveis parceiros. O objetivo é oferecer uma premiação em dinheiro, mas também garantir a continuidade do evento nos anos futuros.
“Porque a gente lança e depois temos a avaliação. Eventualmente temos que colocar mais uma categoria, de repente as categorias que lançamos são insuficientes e outras são mais adequadas, por isso é importante a continuidade”, analisa Marli. A intenção, acrescenta ela, é lançar o prêmio, a inscrição, e então será necessário tempo maior para a análise das obras e no ano seguinte será a premiação. “Tínhamos planejado fazer a premiação em setembro, aniversário da Lya Luft, então seria em setembro de 2026. Mas isso tudo ainda está em aberto. O fato é que queremos realmente ter um prêmio de literatura de abrangência estadual”, reflete a vera-cruzense Marli Silveira.
O prêmio homenageia e reconhece a autora santa-cruzense de renome mundial, pela escrita e também pelo trabalho na tradução. Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz em 15 de setembro de 1938. Estudou Pedagogia e Letras anglo-germânicas na PUC de Porto Alegre. Traduziu para o português mais de 100 livros, dentre os quais se destacam os de Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, e Thomas Mann.
Durante sua carreira, escreveu e publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis. Os livros de Lya Luft continuam sendo traduzidos para diversos idiomas. A escritora morreu em 30 de dezembro de 2021, aos 83 anos de idade, em Porto Alegre, vítima de um melanoma.
Notícias relacionadas
Daniel Cruz apresenta “Ho’oponopono e seus caminhos”
Sessão de autógrafos ocorre neste sábado (14), na Livraria Iluminura, das 9h30min às 13h. São 12 autores que compõem a obra
Natal da União ocorre nesta sexta-feira na parte baixa de Venâncio Aires
Ações serão realizadas na Rua Getúlio Vargas, em frente ao estúdio da Arauto 90,5
Espetáculos musicais da Christkindfest prometem encantar o público neste fim de semana
A programação inicia a partir das 18h desta sexta-feira
Política Nacional Aldir Blanc distribuiu quase R$ 1 milhão em Santa Cruz
Das 192 inscrições recebidas para obter recursos federais, 170 foram protocoladas