Últimas semanas foram movimentadas no cenário político de Santa Cruz
A Operação Controle, desencadeada no final da madrugada de 14 de novembro, completa nesta quinta-feira (14) um mês de conflitos no cenário político de Santa Cruz do Sul. A ação resultou no cumprimento de 139 ordens judiciais contra os investigados, com mandados de busca e apreensão, bloqueios de bens e valores, indisponibilidade de veículos e embarcações, sequestro de imóveis, afastamento de agentes públicos e restrições a empresas.
No mesmo dia, a prefeita Helena Hermany concedeu entrevista coletiva ao meio-dia, lamentando a forte repercussão da operação. Ela contestou a acusação de organização criminosa e expressou confiança na justiça divina para provar sua inocência.
No período da tarde, o vice-prefeito e então secretário de Saúde, Elstor Desbessell, também falou à imprensa, afirmando desconhecer os motivos da exposição pública e prometendo provar sua ausência de envolvimento em esquemas criminosos.
O vereador Henrique Hermany, durante a tarde do mesmo dia, refutou as acusações, destacando que sua atuação como advogado antes da política não guarda relação com os processos investigados.
A prefeita anunciou ainda, no dia 14, os nomes interinos para cinco secretarias municipais, visando manter a continuidade da gestão.
Dois dias após o início da operação, Helena Hermany voltou a se manifestar, acusando a oposição de orquestrar a ação como uma armação política. Ela reiterou sua confiança na Administração Municipal e nos servidores.
Em resposta, os promotores da investigação emitiram uma nota esclarecendo pontos do caso, ressaltando que as declarações da prefeita partiram de suposições e expressando confiança na compreensão da gravidade dos crimes após acesso completo às provas.
A sessão da Câmara de Vereadores do dia 20, a primeira após a Operação Controle, foi marcada por discussões acaloradas sobre os acontecimentos recentes. Edson Azeredo assumiu a vaga de Henrique Hermany, enquanto Ilário Keller tornou-se líder de governo.
Em 27 de novembro, a Prefeitura de Santa Cruz confirmou a exoneração de quatro secretários municipais afastados pela operação.
No dia 4 de dezembro, a presidente da Câmara, Bruna Molz, teve acesso à investigação do Ministério Público e encaminhou representação ao Conselho de Ética, que ficará responsável por analisar a conduta de Henrique Hermany, tendo Francisco Carlos Smidt, Leonel Garibaldi e Nicole Weber como membros.
Veja, abaixo, o infográfico
Notícias relacionadas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista

Rádio Revista – Edinho Nascimento

Rádio Revista – Luiza Helena Lopes Chaves, presidente da AMBE
Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda realiza galeto solidário em prol da menina Melissa