Política

Duas chapas vão disputar a presidência do legislativo de Santa Cruz

Publicado em: 14 de dezembro de 2018 às 14:14 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 15:49
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • vereadores.jpg
    compartilhe essa matéria

    Eleição ocorre nesta segunda (17), na última sessão ordinária de 2018

    Além de discutir e votar projetos, a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul terá também a eleição da nova mesa diretora para o ano de 2019. Assumida atualmente pelo vereador Bruno Faller (PDT), no ano de 2019, a presidência da Câmara vai ser disputada por duas chapas: oposição e partidos da base do governo.

    A tendência é da vitória da chapa do governo, representada por Alex Knak (MDB). Em entrevista ao Portal Arauto, ele afirmou que terá os 11 votos dos vereadores aliados ao governo, seguindo o acordo de manter a sequência pré-estabelecida no início do governo, que prevê aos partidos da base manter a aliança dos partidos coligados ao prefeito Telmo Kirst (PP). Em 2017, o posto foi destinado ao PT e teve o vereador Paulinho Lersch no comando, enquanto que, neste ano, o cargo ficou com o PTD, com apenas Bruno Faller eleito. Em 2019, seria a vez do MDB, e assim como Faller, Knak também é o único vereador do partido.

    Sobre a composição da mesa, Knak conta que a escolha é feita em grupo, momentos antes da sessão que elege.

    O QUE DIZ A OPOSIÇÃO?

    O Portal Arauto conversou também com o líder da oposição, Mathias Bertram (PTB). Ele afirmou que haverá outra chapa por parte da oposição, a princípio presidida pelo vereador Francisco Carlos Smidt, o Carlão (PTB). Mathias explica que a decisão levou em conta o fato de Alex, até agora, não ter pedido apoio para os vereadores de oposição.

    ALEX E A PREFEITURA DE SANTA CRUZ

    Ainda questionado sobre a eleição estar abrindo oportunidades para Alex encaminhar sua candidatura a prefeito do município, ele conta que é um sonho pessoal: “Ser prefeito é um sonho meu e sempre esteve no meu plano de ação pessoal. Vou trabalhar muito para, mais a frente, ter a chance de ser lançado candidato”.