Alunos da Escola Educar-se desenvolveram porta-retratos, recipientes para plantas, murais, cofres, entre outros materiais
Já imaginou trocar os tradicionais presentes de amigo-secreto por algo feito pelas próprias mãos? Na Educar-se, os estudantes inscritos no Turno Integral foram convidados a produzir os mimos para a brincadeira. Com material reciclável, os jovens desenvolveram porta-retratos, recipientes para plantas, murais, cofres e muitos outros objetos.
De acordo com a professora Débora Kurz, a principal proposta era, justamente, que o presente não fosse comprado, de modo que pudessem dar algo original e não simplesmente comprar, como é de hábito.
Para isso, os jovens do 4º ano poderiam utilizar os materiais que desejassem. Assim, muitos recorreram ao sucatário da Escola, e contaram com o auxílio de familiares na confecção. Ao mesmo tempo, para as produções no próprio turno, os estudantes também foram auxiliados pela professora.
TRAJETÓRIA
A sustentabilidade, aliás, é um tema presente no dia a dia da Educar-se. Por meio do projeto BioEducar-se, por exemplo, desde 1999 os professores incentivam as turmas a desenvolverem um olhar ainda mais crítico sobre o meio ambiente.
A família de Joaquim Agnes, do Maternal, e de Marina Agnes, do 2º ano, também auxiliaram as crianças a criarem novas roupas para bonecas com o uso de meia-calças seminovas. Depois de prontas, as mesmas foram doadas para a turma de Joaquim.
A estudante Rayssa Gabrielle dos Santos, do 1º ano, também surpreendeu na sala de aula. Em casa, a pequena utilizou o mesmo material para vestir bonecas. A partir desse movimento, inclusive, colegas começaram a produzir roupas de Barbie com balões de festa de aniversário.
E as iniciativas vão além dos brinquedos. “Tive crianças produzindo cadernos. Acharam que não valia a pena comprar novos. Reaproveitaram os antigos e customizaram as capas, evitando consumo desnecessário”, afirma a professora Márcia Murillo.
“Acabamos vivenciando isso todos os dias. Seja enquanto conteúdo a ser pesquisado, seja com projetos permanentes. É uma das bandeiras que a Educar-se defende em seu jeito de ser. A sustentabilidade da grande maioria das ações ancora nossas propostas de ação com alunos, pais e professores”, pontua Márcia, que também é coordenadora de projetos da Educar-se.
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