Desempenho de segmentos será discutido na rodada dos Diálogos Setoriais, a partir de 19 de novembro
A Receita Estadual publicou, na quarta-feira (13), a vigésima quarta edição do seu informativo econômico, Boletim RS360, que é um dos produtos do Programa Desenvolve RS. A publicação, de periodicidade mensal, traz em novembro uma análise sobre a economia estadual e nacional neste terceiro trimestre.
Com base na atividade e nos segmentos que são analisados na seção Boletins Setoriais, a última publicação apresenta as circunstâncias atuais da economia em nível global, nacional e regional, apresentando uma desaceleração no crescimento econômico brasileiro. Isso é resultado da inflação pressionada pelos setores de alimentos e energia, fortemente impactados pelos fenômenos climáticos ocorridos desde 2023. O Banco Central, por meio do relatório Focus, revisou a projeção de crescimento da economia brasileira para 2024, passando de 3,0% para 3,08%.
No Rio Grande do Sul, os principais setores produtivos registraram retração no mês de setembro, em comparação com agosto. Esse movimento sugere um esgotamento do impulso econômico criado pelo aumento no consumo e pelos gastos públicos voltados à reconstrução após as enchentes de maio.
Em setembro, a indústria gaúcha registrou uma queda de 9,2% nas vendas em relação ao mês anterior, um recuo significativo que, apesar de negativo, ainda representa uma recuperação frente ao ponto mais baixo de maio de 2024.
No setor atacadista, o encolhimento das vendas em setembro foi de 10,6%, em relação ao mês anterior. Já o setor varejista apresentou uma retração de 12,5% em setembro no volume de vendas. Ainda assim, o Varejo continua a ser o destaque, com um crescimento de 7,6%, no comparativo de 12 meses interanual, consolidando-se como o setor com melhor desempenho. Mesmo que com crescimento desacelerado, o Varejo tem conseguido manter certa estabilidade em meio aos desafios econômicos recentes.
O desempenho de parte desses segmentos será discutido na atual rodada dos Diálogos Setoriais, que começa na terça-feira (19), com transmissão pelo canal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) no YouTube. Os encontros reúnem representantes da Receita Estadual e entidades empresariais para analisar a performance setorial e projetar a atividade econômica dos próximos meses.
Leia também
Entrevista com o presidente da Federasul
Além das análises econômico-tributárias sobre a performance de diversos setores econômicos gaúchos, o RS360 trata de temas relevantes do universo tributário.
O periódico traz uma entrevista exclusiva com o presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa. Além de detalhar a atuação da federação, ele falou sobre a Reforma Tributária Nacional, a retomada econômica no Estado e as medidas tributárias adotadas pela Receita Estadual para ajudar os contribuintes atingidos pelas enchentes de maio. Também destacou as importantes iniciativas da subsecretaria, como o Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT), um fórum permanente de diálogo entre Administração Tributária e representantes de contribuintes e da sociedade.
“A aproximação do Fisco e do contribuinte, representada pelo CBPT, é anseio antigo das entidades empresariais e dos contributários em geral, pois são personagens da tributação, e do próprio Estado, que não podem sobreviver ou evoluir um sem o outro. Nesse sentido, entendemos que o Conselho é um canal muito importante de comunicação, que deve ser valorizado e apoiado, e evoluir sempre, baseado nesses ideais”, detalhou o presidente da Federasul.
Desenvolve RS
O Programa Desenvolve RS é um instrumento de interação entre a Receita Estadual e a sociedade gaúcha, baseado em informações produzidas a partir de dados extraídos dos documentos fiscais gerados pela própria sociedade, mais especificamente pelos contribuintes do ICMS. O objetivo principal é subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial as tributárias, e oferecer informações relevantes sobre o comportamento econômico e tributário dos setores econômicos no Rio Grande do Sul.
O Desenvolve RS foi desenhado a partir de três macroprocessos: Produção, Comunicação e Interação. Cada eixo entrega produtos específicos, articulados e complementares. Na Produção, são elaboradas análises técnicas que subsidiam, na Comunicação, a construção da Revista RS360, que é publicada no portal Receita Doc. Por fim, na Interação, o conteúdo divulgado é utilizado como base para lives mensais com representantes dos setores, chamadas Diálogos Setoriais. Essas lives são transmitidas – e ficam salvas – no YouTube da Secretaria da Fazenda.
Notícias relacionadas
Badesul contará com aporte para apoiar empresas atingidas por enchentes
Ao todo, 230 empreendimentos gaúchos impactados pelas cheias de maio de 2024 serão beneficiados
Carnês do ISSQN e de Taxas de Alvará estão disponíveis em Sinimbu
Além da opção impressa, o contribuinte pode acessar o Portal do Cidadão, através do site do município, para gerar suas guias
Problemas financeiros na Prefeitura podem levar a cortes no Desenvolvimento Social
Pasta se une a outras que poderão ter redução no orçamento
CDL estima crescimento de 5% no varejo de Santa Cruz em 2025
Percentual é considerado cauteloso diante do atual cenário, especialmente no Rio Grande do Sul