Grupo conheceu a Casa de Artes Regina Simonis
Nesta semana, uma comitiva da Alemanha esteve em Santa Cruz do Sul para conhecer o município e estreitar relações. Além disso, o encontro entre os representantes alemães e santa-cruzenses visou debater futuras ações entre Alemanha e Brasil.
Conforme o presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, a visita reforçou a relação entre Santa Cruz e outras cidades da Alemanha. “Nós temos laços históricos já de 200 anos, nossos antepassados têm origem alemã e isso não se perdeu na história. A história, na verdade, está viva em nós e no nosso trabalho. Do ponto de vista do poder público, tanto estadual como municipal, em vários municípios do Rio Grande do Sul, nós temos esse interesse na aproximação. Até para sabermos como eles [na Alemanha] se relacionam, como eles administram lá as coisas, quais são as prioridades das cidades, dos governos e também das entidades privadas, empresas”, explica.
Ainda segundo Gessinger, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha é muito ativa e está expandindo cada vez mais, especialmente para o interior do Estado. “A região aqui de Santa Cruz é muito importante também, não apenas no aspecto econômico, mas no aspecto cultural. Então, essa visita se insere nesse contexto de fortalecimento das relações e de aproximação institucional.”
Além de presidiar a comissão do bicentenário, Rafael Gessinger é subsecretário de Justiça e Integridade Nacional. Neste sentido, segundo ele, há um trabalho para receber da melhor forma os imigrantes que escolhem se estabelecer no Rio Grande do Sul, sejam eles venezuelanos, angolanos ou haitianos, por exemplo.
“O Rio Grande do Sul é um estado que prosperou por causa da força do imigrante e de todos os encontros culturais, desde os indígenas, os africanos e os italianos e todos os demais grupos. Então é uma política muito importante. E o Bicentenário tem os olhos no passado e no futuro. Então nós reconhecemos os nossos antepassados, as nossas heranças culturais, mas queremos que isso também tenha e projete luz sobre as questões contemporâneas”, salienta.
Diretor de cultura e estratégico articulador da cidade de Kaiserslautern, do estado de Rheinland-Pfalz, Deutschland, Christoph Damman, diz que a visita teve como intuito conhecer não apenas Santa Cruz, mas, também, vivenciar as festividades do Bicentenário da Imigração Alemã.
Na cidade alemã, as comemorações iniciaram em janeiro e seguem até dezembro. Além disso, ele reforça que sempre há algo relacionado ao Brasil. “No centro tem exposições, uma exposição histórica, também temos exposições artísticas com artistas do Brasil, temos discursos, leituras dos textos dos autores brasileiros e, claro música.”
Notícias relacionadas
Escolha da nova Garota Imigrante será nesta sexta-feira em Mato Leitão
Evento ocorre a partir das 21h, no ginásio de esportes Bonitão
Coral da Escola Menino Deus se destaca em Festival Nacional
Evento foi realizado em Capão da Canoa
Legislativo de Venâncio Aires realiza mais uma edição do projeto Vereador Mirim
Sessão especial vai ocorrer no dia 18 de novembro, a partir das 14h
Festival da Bolacha de Natal leva esperança ao comércio de Sinimbu
Evento foi lançado na noite desta terça-feira