VALE DO SOL

Nego reafirmou: “temos o compromisso de melhorar aquilo que deve ser melhorado”

Publicado em: 14 de outubro de 2024 às 15:30
  • Por
    Portal Arauto
  • JOSÉ VALTAIR DOS SANTOS, O NEGO, PREFEITO ELEITO DE VALE DO SOL | EDUARDO WACHHOLZ
    compartilhe essa matéria

    Prefeito eleito em Vale do Sol destacou reforma do acesso pela RSC-287 como uma das prioridades do início da gestão

    Na rodada de entrevistas com os prefeitos eleitos na região, a Arauto News conversou com José Valtair dos Santos, o Nego (PP), e Alexandre da Mota (PL), vencedores do pleito deste início de mês para o governo de Vale do Sol. A chapa da situação, em continuidade ao trabalho do prefeito Maiquel Silva, destacou a acolhida da comunidade ao longo da campanha e do resultado, de 3,7 mil votos favoráveis à dobradinha, totalizando 54,55% da preferência. “A campanha terminou, temos o compromisso de melhorar aquilo que deve ser melhorado”, destacou Nego.

    O prefeito eleito de Vale do Sol relembrou um pouco da própria trajetória, que o credencia ao novo posto que vai assumir: são 24 anos na vida pública, três mandatos de vereador, três anos de Secretário da Saúde e atualmente Vice-prefeito, frisou ele, dizendo que a eleição é fruto de confiança, trabalho e dedicação. “Não foi em vão. As pessoas de Vale do Sol conhecem quem é o Nego e quem é o Mota, são pessoas que não medem esforços para o Vale do Sol”, destacou.

    Para Nego, o trabalho feito junto com Maiquel o credenciou a lutar pelo objetivo e o povo entendeu. Falou das dificuldades enfrentadas com a seca e depois com a maior cheia do Rio Grande do Sul. “Tivemos mais de 50 puinguelas que foram embora”, exemplificou, cirando ainda as pontes, estradas. “O nosso trabalho não parou e não vai parar, porque estamos comprometidos com o povo de Vale do Sol. Dando continuidade à gestão de Maiquel e Nego”, salientou.

    Num município que é 96% agrícola, o produtor rural deve ter atenção especial dos gestores, disseram eles. Inclusive na campanha foi muito debatido o acesso à população, as boas estradas. Mas nessa gestão trabalhamos muito na questão turística também, disse Nego, que se comprometeu. Quer promover uma reforma no acesso principal, pela RSC-287, pois entendem que o turismo também passa por ali, assim como calçadas no centro, dar um novo visual. No acesso principal ao município são 12 quilômetros em pavimentação com bloquetes, que devem ser reformados, especialmente com correção no solo. “Primeiro passo é recuperar o nosso acesso”, disse Nego.

    Se temos um acesso em perfeitas condições, nossos empresários terão um novo olhar para Vale do Sol”. E destacou: “com certeza vamos trazer empresas para Vale do Sol”, ressaltou, ao mencionar a área adquirida nesta gestão de aproximadamente cinco hectares para o Distrito Industrial em Faxinal de Dentro e que o local deve ser preparado e estruturado para viabilizar a vinda das empresas.

    Com orçamento de 2025 fixado em R$ 64 milhões, Nego disse que os gestores saberão bem administrar. Hoje, ressaltou, 23% hoje é aplicado na saúde, e confirmou que caberá a eles executar um projeto em andamento.. Vão entregar duas unidades novas de saúde para a população. “Tivermos vários mutirões de exames, não deixamos as pessoas desassistidas. O que é bom temos que manter”, falou sobre a área.

    Ainda, os eleitos frisaram a necessidade do olhar mais atento também do Governo do Estado para a RSC-153. “É um desrespeito aquilo lá, uma buraqueira”, destacou Nego. E falou do grupo Avante-153, das ações conjuntas entre Vale do Sol e Herveiras para desobstruir a via quando houve desmoronamento na enchente, sobre a colocação de placas, recentemente, para melhorar a sinalização.

    Para a gestão que inicia em janeiro, e possíveis nomes de secretariado, Nego confessa: “não prometemos cargo pra ninguém. Nem secretário, nem CC”, disse. Falou que a equipe de governo vai fazer levantamento das secretarias, analisar nomes, daqueles que estão e das possibilidades. “Nós sabemos os pontos que precisamos fazer mudanças, mas as coisas boas temos que dar continuidade”, arremata.

    Leia também