Geral e Cobertura Especial

Encontro reúne membros de 59 Sociedades na 38ª Oktoberfest

Publicado em: 14 de outubro de 2023 às 16:32 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:53
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Paola Severo
    compartilhe essa matéria

    Pavilhão Central recebeu confraternização dos integrantes de comunidades de Santa Cruz do Sul e região

    A tradição alemã viva esteve presente na 38ª Oktoberfest na tarde deste sábado (14), com o Encontro de Sociedades. Reunidos a partir das 13h30 no Pórtico Central, representantes de 59 sociedades de damas, cavaleiros e atiradores de Santa Cruz do Sul e municípios da região se fizeram presentes para celebrar a herança germânica dos antepassados na Festa da Alegria.

    Com a presença das soberanas da Oktober e rainhas e princesas de outras festas da região, a família Fritz e Frida e as bandas Feliz em Festa e Macega Show, teve início a celebração. Participaram ainda autoridades como o vice prefeito Elstor Desbessel, o presidente da Oktoberfest João Goerck, o prefeito de Vera Cruz Gilson Becker e a prefeita de Sinimbu Sandra Backes. O grupo formado por mais de 700 representantes das comunidades desfilou pelo Parque da Oktoberfest até o Pavilhão Central.

    LEIA MAIS: Encontro de Sociedades mostrará tradição da vida em comunidade na 38ª Oktoberfest

    Conforme um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Pedro Thessing, a evolução foi muito grande de 44 sociedades em 2022, para 59 neste ano. "A própria Oktober e as suas coordenações evoluíram para perceber a importância da cultura que está inserida nas sociedades, nessas comunidades do interior e na própria cidade", comenta. 

    Para ele, a Festa da Alegria tem o compromisso de reconhecer e valorizar esses grupos, trazendo isso para o Parque e para o coração da festa, que é o Pavilhão Central. "As próprias direções dessas Sociedades também viram na Oktoberfest um momento de motivar seus associados, se sentir valorizados e reconhecidos", destaca.

    O encontro contou com sociedades centenárias, que realizam encontros nas comunidades do interior aos fins de semana. Nestes espaços além da língua alemã, são perpetuadas tradições como os jogos de bolão, loto e cartas, além do canto e da dança alemã. Após serem nomeadas as entidades participantes, as 59 bandeiras foram afixadas junto ao palco e a confraternização contou com uma tradicional polonaise, e teve início o baile de integração.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS