Espaço para exposição de produtos do campo têm se tornado parada certa para os visitantes da 37ª Oktoberfest
Um ponto que já é considerado um dos grandes atrativos da 37ª Oktoberfest foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, 13. Com a presença de autoridades locais, entre elas, a prefeita Helena Hermany, regionais e estaduais, das soberanas da Festa da Alegria, secretários municipais, coordenadores e imprensa, o Pavilhão da Agricultura Familiar teve a sua cerimônia de inauguração celebrada. O espaço conta com 50 expositores, dos quais 37 agroindústrias com produtores da região e de outros municípios gaúchos, e 13 produtores de flores e folhagens, artesanato e sementes crioulas.
Com estrutura própria pela primeira vez na Oktoberfest, o pavilhão busca fomentar e promover a comercialização de produtos da agricultura familiar. Presente no ato inaugural, o presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Alex da Silva Corrêa, destacou a relevância do espaço. "É o lugar do nosso agricultor. E tenho certeza de que é apenas o começo. Um início de uma ação para potencializar o trabalho feito pelo produtor rural e que certamente ficará ainda maior e mais bonito nos próximos anos", ressaltou.
Diretora do Departamento da Agricultura Familiar e da Agroindústria do Rio Grande do Sul, Bruna Fogiato, que representou o secretário Domingos Velho Lopes, valorizou o esforço conjunto para que o pavilhão se tornasse realidade. "Acompanho de perto diariamente o quanto nossos agricultores lutam por um espaço maior. É uma alegria ver uma festa do tamanho da Oktoberfest dar essa valorização. O fato deles estarem aqui divulgando o seu produto alavanca muito as vendas deles”, completou.
Desafio agora é ampliar – Para extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador da Agricultura Familiar da 37ª Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, o dia foi para agradecer. Ele destacou os desafios para consolidar a estrutura e projetou crescimento para as próximas edições da festa. "Foi desafiador montar uma feira nova dentro de um evento desse porte. O espaço para nossas agroindústrias era bem menor em anos anteriores e agora com a captação de recursos obtivemos condições de montar o pavilhão. O desafio agora é pensar em algo ainda maior para os próximos anos", frisou.
Queijos, salames, pães, cucas, linguiças, vinhos, cachaças e uma grande variedade em artesanato e flores são alguns dos produtos oferecidos no pavilhão, localizado entre o Ginásio Poliesportivo e o Espaço Senac Garden. São parceiros na organização a Emater/RS, a Secretaria Municipal da Agricultura e a Secretaria Estadual de Agricultura.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município