Cultura e Entretenimento e Cobertura Especial

As mãos que dão cor à Festa da Alegria

Publicado em: 14 de outubro de 2022 às 09:30 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:50
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Taliana Hickmann / Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Talentos artísticos que preparam os carros alegóricos do desfile e que dão cor ao Parque da Oktoberfest

    Quem circula pelo Parque da Oktoberfest ou quem vai acompanhar os desfiles da 37ª edição da Festa da Alegria consegue visualizar decorações de encher os olhos. São obras artísticas preparadas para dar vida a um espaço ou para encher um carro alegórico de significados.

    Referência

    O cenógrafo e diretor artísticos dos desfiles da Oktoberfest, Sérgio Ávila, vai para o sétimo desfile da festa. Natural de Gravataí, ele adotou Santa Cruz do Sul como sua casa há cinco anos. Ele destaca a evolução do desfile e a exigência com o próprio trabalho. “Esse é meu oitavo ano e sétimo desfile. Ultrapassei a marca, entre Carnaval e Oktoberfest, de mais de 250 carros de alegorias. Aqui em Santa Cruz já fiz muitos carros, mais de 100. A cada ano aumenta minha expectativa e a exigência comigo mesmo, pois sempre quero que saia tudo perfeito. Que seja inovador e que a gente possa emocionar as pessoas. Eu percebo que o desfile cresce a cada ano. Tivemos 1,3 mil pessoas em 2015 e nesse ano serão mais de 4 mil. Sempre fico bem apreensivo quando os carros saem do barracão, mas sempre muito confiante com o trabalho que é desenvolvido por mim e por toda a equipe qualificada que me acompanha”, salienta Ávila.

    Temática

    A temática para os desfiles desse ano foi decidida e pensada no retorno das atividades pós-pandemia. “O diferencial é que teremos vários temas em um único desfile. São 10 palavras que as pessoas verão nos carros, com um significado que vai gerar lembranças, emoções e reflexões, sempre com foco que tudo seja alegre, bonito e colorido. Facilitou bastante para desenvolver a criatividade no universo dessas 10 palavras”, explica o cenógrafo. 

    O primeiro desfile da festa, que ocorreria no último domingo, foi cancelado devido ao mau tempo. Os próximos, porém, seguem confirmados. Eles ocorrerão nos dois domingos (16 e 23 de outubro). Os mais de 4 mil figurantes estarão divididos pela comissão de frente, alas e carros alegóricos. 

    Talento para vários segmentos

    Outra grande referência na região é o cenógrafo santa-cruzense Fernando Garibaldi. Ele é responsável, por exemplo, pela construção artística do Espaço Arauto montado dentro do Parque da Oktoberfest. Entre seus trabalhos, estão a parte artística da Imperadores do Samba, escola campeã do último Carnaval de Porto Alegre, e os desfiles da própria Oktoberfest por aproximadamente 10 anos. Além disso, já trabalhou no Carnaval do Rio de Janeiro e em grandes eventos no estado, como a Festa da Uva. 

    No Carnaval da cidade maravilhosa, aliás, foi onde Fernando confirmou que era possível trabalhar com a arte. “Meus pais tinham a veia artística, e isso me influenciou. Desde os sete anos eu já tinha ótimo desempenho em trabalhos na escola, sempre me destacando entre colegas e impressionando professores pelo meu talento. Com a arte, eu queria transformar lugares com a minha assinatura. No Carnaval do Rio eu vi que era possível quando eu me dei conta do tamanhos daquelas estruturas e fiquei encantado. Era com isso que eu queria trabalhar”, conta Garibaldi. 

    Espaço Arauto

    Nessa edição da Oktoberfest, o Espaço Arauto conta com a assinatura de Fernando. “Eu não gosto de impor a minha ideia. Tudo é fruto de uma construção com mais pessoas. No Espaço Arauto, a ponte surgiu de uma necessidade de corrigir um desnível do terreno. Foi uma solução encontrada e que deu bastante certo. Hoje em dia as pessoas estão muito interessadas em registrar os momentos. Então a ideia também é criar esses espaços que fiquem bonitos para fotografias, pois isso acaba divulgando o espaço e também o trabalho desenvolvido pelo artista. É gratificante poder transformar espaços com a minha arte. Não tem preço que pague esse reconhecimento das pessoas e ver que ela faz a diferença”, conclui Garibaldi. Os trabalhos de Fernando Garibaldi podem ser conferidos em https://www.fgcenografia.com.br/