Covid 19

Região de Santa Cruz mantém bandeira laranja novamente

Publicado em: 14 de agosto de 2020 às 17:59 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 14:52
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • 14164740_1872954_gdo.jpg
    compartilhe essa matéria

    Dados prévios foram divulgados no início da noite desta sexta-feira

    O mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (14), traz 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico de Covid-19, recebendo bandeira vermelha. As outras cinco regiões ficaram com risco médio. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (17). O Vale do Rio Pardo se manteve com a bandeira laranja.

    A partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

    Além disso, os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano.

    O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município, também deverá ser encaminhado exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – ou seja, até as 6h de domingo (16).

    Ambas as alternativas foram resultado do diálogo do governo do Estado com os municípios, que passam a ter cogestão do Distanciamento Controlado. “Estamos buscando ajustar o modelo a um novo momento, para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas", explicou o governador Eduardo Leite na segunda-feira (10).

    A adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (17). A vigência das bandeiras da 15ª rodada começa à meia-noite de terça-feira (18) e encerra na próxima segunda-feira (24).