Covid 19

Canteiros de Santa Cruz recebem manutenção e plantio de flores

Publicado em: 14 de julho de 2022 às 19:51 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 22:13
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura tem objetivo de plantar mais 20 mil mudas e outras 30 mil na segunda quinzena de agosto

    Quem chega a Santa Cruz do Sul se depara com uma cidade bastante arborizada e florida. O efeito visual de encher os olhos é fruto de um trabalho permanente de um setor da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass).

    Coordenado pelo chefe de divisão Mário André Krueger, um grupo de oito servidores realizou durante a última semana, o preparo dos canteiros existentes na avenida Castelo Branco, no Distrito Industrial, e o posterior plantio de mudas de flores. Desde abril até o momento, mais de 45 mil já foram semeadas.

    Krueger explica que o trabalho enfrentou dificuldades no início do ano. “Nos três primeiros meses de 2022 a seca atrapalhou. Agora, é o excesso de chuva”, avalia. O município dispõe de 56 pontos onde as flores são cultivadas: trevos, monumentos, praças, acessos ao município, ruas centrais, repartições públicas e subprefeituras, além de 200 vasos espalhados pela cidade.

    Nos próximos dias, o objetivo é plantar mais 20 mil mudas e outras 30 mil na segunda quinzena de agosto. Nesta época, as espécies mais plantadas são amor-perfeito, alegria de jardim, begônia, boca de leão, cravina e zínia. No verão, também são plantadas onze horas e tagete.

    O trabalho da equipe inclui, ainda, a manutenção de todos os canteiros e a substituição de plantas. Krueger pede que a população ajude a preservar as flores. “Além de lidarmos com formigas e outras pragas, existem pessoas que arrancam e roubam as plantas”, lamenta. 

    A prefeita Helena Hermany é uma entusiasta dos canteiros floridos de Santa Cruz do Sul. Em suas andanças pela cidade, ela avalia as condições das plantas sob responsabilidade da Administração Municipal e também pede providências. “As plantas contribuem para termos uma cidade mais bonita e acolhedora. O colorido das flores traz mais alegria ao nosso dia a dia”, comenta.