Evento foi realizado nessa quinta-feira, em Santa Cruz
Autoconhecimento, resiliência e superação foram palavras frequentes proferidas nessa quinta-feira (13) pela empreendedora Marianita Ortaça, na 3ª edição do Gauten Innovation Day. A talentosa artista do tradicionalismo gaúcho veio de São Luiz Gonzaga para palestrar no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia a convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul.
Para recebê-la, o palco 360 do complexo situado no Distrito Industrial ficou praticamente lotado. O público, majoritariamente feminino, demonstrou grande interesse em conhecer a trajetória da filha do cantor Pedro Ortaça, que concilia a profissão de psicóloga com a de CEO da Marianita Ortaça Grife.
Em sua apresentação, Marianita enfatizou a importância de buscar alternativas para se reinventar em momentos de crise, sem perder os valores norteadores dos negócios. “É preciso ter um propósito para empreender, impactar o mundo, fazer algo de diferente. E repaginar algo que é antigo também é inovar”, destacou a empresária, que começou na pandemia a desenvolver produtos inovadores enraizados na preservação da cultura gaúcha e, especialmente, da história da região missioneira.
Leia também

Foto: Claudine Friedrich/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, a ideia de convidar Marianita para palestrar surgiu, inicialmente, para trazer um case de sucesso sobre empreender em uma cidade do interior. No entanto, após a tragédia climática enfrentada no Rio Grande do Sul, a vinda da palestrante adquiriu um significado ainda mais profundo de resiliência e reinvenção.
“Inovação pode ocorrer nos mais diversos campos do empreendedorismo e, depois de todos os problemas ocasionados pelas inundações, nosso estado todo vai ter que se reinventar. Precisamos de resiliência em todas as fases da nossa vida, mas principalmente quando decidimos empreender, pois enfrentamos muitos desafios e temos que ter paciência para lidar com situações diferentes que, muitas vezes, são completamente desconhecidas para nós”, ressaltou Cechinato, que promoveu o evento com o apoio de sua equipe.
“Precisamos muito de mulheres que empoderem outras mulheres, como você faz”, agradeceu a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Janaína Freitas de Oliveira, após acompanhar atentamente a explanação da palestrante. “São falas importantes para incentivar cada vez mais mulheres a terem independência financeira”, acrescentou Solange Basso, da Coordenadoria Municipal da Mulher.
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Thiel, que também prestigiou a programação, agradeceu à palestrante e ao público que se inscreveu para participar do evento. “Acreditamos na importância de receber e acolher pessoas aqui no Gauten, sejam elas visitantes, empreendedores, pesquisadores ou parceiros, que trazem novas ideias, perspectivas e oportunidades que enriquecem nosso ecossistema de inovação.”
Notícias relacionadas

Unisc recebe pesquisadores estrangeiros pelo Programa Move La América
Os estudantes são do México, Colômbia, Argentina e Peru

Papa Francisco: partiu o homem, ficou o Santo
Há vozes que não se apagam com o silêncio. Há presenças que permanecem, mesmo depois da partida. E há palavras que não foram feitas apenas para serem ouvidas… mas para serem vividas. Hoje, a mensagem do dia é um tributo…

Venâncio Aires prorroga decreto de calamidade em virtude da enchente
Documento foi publicado no Diário Oficial pela Administração Municipal

Santa Cruz elege suplentes do Conselho Tutelar neste domingo
Votação ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão