Geral e Covid 19

Pesquisadores realizam nesta quinta-feira 250 testes de Covid-19 em Santa Cruz

Publicado em: 14 de maio de 2020 às 13:26 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:39
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Município está entre as 133 cidades brasileiras a receber o estudo

    Santa Cruz está entre as 133 cidades do Brasil que recebe pesquisa com teste de Covid-19 nesta quinta-feira (14). O estudo é feito em parceria pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

    De acordo com a assessoria da Prefeitura de Santa Cruz, serão realizados 250 testes na cidade. Se for preciso, eles serão aplicados também nesta sexta-feira.  Os entrevistadores são do Ibope e estão identificados pelo instituto.

    Estudo irá medir nível de propagação do coronavírus no Brasil

    Ao todo, 99.750 pessoas de 133 municípios em todos os estados brasileiros serão testadas para o coronavírus. A pesquisa, que irá medir a proporção de pessoas com anticorpos para a doença, é o maior estudo em nível mundial de prevalência da Covid-19

    O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas coordena estudo  que irá medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da doença no país, com financiamento do Ministério da Saúde do Brasil.

    A pesquisa irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes em 133 “cidades sentinelas”, que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE.

    O cronograma da pesquisa prevê mais duas fases, com coletas de dados previstas para os dias 28 e 29 de maio, na 2ª fase, e 11 e 13 de junho, na 3ª fase. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas.