Paciente testou positivo para o vírus nesta semana. Ao Grupo Arauto, relatou importância de se manter tranquila
“Estou bem. Os sintomas estão diminuindo e isso vem me dando ainda mais força para enfrentar a doença”. O relato é de uma profissional da saúde, de 35 anos, vera-cruzense, que testou positivo para coronavírus nesta semana. Apesar de somar aos casos confirmados, sendo o primeiro em Vera Cruz, ela não é apenas mais um número. É mulher, mãe, filha e técnica de enfermagem dedicada, sobretudo no cuidado de pacientes na ala de Covid-19 onde trabalha no Hospital Santa Cruz.
Entre os primeiros sinais, sentiu dor de garganta. Após, apareceram a falta de ar, a dor no corpo e no pulmão ao respirar. “Logo que comecei a me sentir mal procurei o médico, coletei material para o exame e fiquei em isolamento. Precisava saber logo se tinha ou não a doença pelo bem da minha família e para que pudesse me afastar do contato com eles”, conta. Aliás, essa sempre foi sua preocupação: cuidar dos pais e dos filhos, de três e cinco anos. Por isso, desde que passou a tratar pacientes com coronavírus redobrou os cuidados de higiene. “Todas as minhas roupas eram lavadas em separado. Antes de sair do hospital tomava banho e quando chegava em casa tomava de novo”, revela. Agora, depois da confirmação, essa preocupação é redobrada e o isolamento tem sido feito num quarto da casa. “Fico aqui pelo bem deles. Recebo o alimento sempre na porta, conversamos de longe e não saio”, completa.
FORÇA E TRANQUILIDADE
Com a mesma força que todos os dias trabalhava na linha de frente ao combate da Covid-19 é que hoje ela enfrenta a doença. “Estou tranquila, porque sei os cuidados que preciso tomar e que tudo em breve vai passar”, frisa. A profissional conta que desde que soube do resultado do exame, na última terça-feira, buscou manter a calma e tranquilizar a família. “A gente nem sempre está preparada para isso. Claro, convivo todos os dias com pacientes da doença, mas quando acontece com a gente é preciso manter a mesma força. E por ser profissional da saúde sei bem o quanto isso é importante, não só para mim, mas para todos ao meu redor”, afirma.
E, por falar em força, a técnica de enfermagem conta que sempre que um paciente saía do hospital, recuperado ou melhor, esse era o sentimento. “Você não imagina o que é ver um paciente chegando mal e depois no quarto, conversando e bem. Isso encoraja a gente todos os dias para ir trabalhar. Não é fácil deixar os filhos em casa e ir para a linha de frente, mas recompensa saber que estou fazendo algo de bom para outras pessoas”, conta. E é para a profissão que tanto ama, para o cuidado ao próximo junto com os colegas, que ela pretende retornar assim que se recuperar. “Quero voltar logo, mas sei que preciso me cuidar agora. E é isso que peço às pessoas, que se cuidem e fiquem atentas a qualquer sinal. Isso pode acontecer com qualquer um, porque a doença não escolhe, mas a prevenção pode partir de todos”, alerta a vera-cruzense, que preferiu manter seu nome no anonimato.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina