Evento foi realizado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente em parceria com o MP
Um encontro promovido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Cruz em parceria com o Ministério Público local, reuniu delegados e agentes da Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (14). O evento, realizado na sede do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, teve como temática a lei que trata da escuta especializada e depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Conforme a delegada titular da DPCA, Lisandra de Castro de Carvalho, a intenção é de que com a nova lei, toda a rede proteção à criança e ao adolescente da região saiba como enfrentar as mudanças propostas. A DPCA de Santa Cruz foi escolhida como modelo por já vir a mais tempo trabalhando de forma especial com as vítimas, como pede as novas regras. "Nosso objetivo é fazer articulação junto aos órgaos para que todos saibam como agir quando alguém da rede tomar conhecimento sobre alguma ocorrência de violência contra crianças e adolescentes", disse.
Pela nova lei, que entrou em vigor em abril deste ano, a vítima deve ser ouvida por um profissional capacitado, com intervenção mínima, coleta de relato livre, dentre outros. "Fazer de tudo para não expor a criança ou adolescente a um outra forma de violência que é a violência institucional, aquela produzida por pessoas que não estão qualificadas para ouvir aquele relato", salientou a delegada Lisandra.
Dentre os presentes no encontro estiveram o Delegado titular da DP de Vera Cruz, Paulo Cézar Schirmann, da DP de Venâncio, delegado Vinicius Lourenço, da DPPA de Santa Cruz, delegada Raquel Schneider, agentes da Polícia Civil de outros municípios do Vale do Rio Pardo, representantes do Ministério Público e a Secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques.
Notícias relacionadas

FOTOS: Ruas de Fogo movimentam o Centro de Santa Cruz
A atração marcou a programação da 3ª edição do Festival de Balonismo e Manobras Radicais

Mulher morre e dois ficam feridos após acidente entre carro e caminhão
Colisão aconteceu na localidade de Três Cachoeiras, no quilômetro 396 da BR-153

Homem é preso após descumprir seguidamente perímetro da tornozeleira
Acusado com histórico de agressões contra policiais teve captura decretada pela Justiça e cumprida pela BM

Caminhoneiro é preso após tentar subornar policial com almoço para ser liberado
Comando Rodoviário realizou abordagem e constatou que veículo apresentava restrição de circulação