Região

Penitenciária de Venâncio irá receber visita técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Publicado em: 14 de maio de 2018 às 20:14 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:24
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Ascom Sema/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Secretaria definiu a situação do presídio de Venâncio como prioritária no que se refere à situação ambiental

    A primeira reunião da força tarefa que trabalha para regularizar a situação ambiental dos presídios do Rio Grande do Sul ocorreu na tarde desta segunda-feira (14). A reunião foi coordenada pela secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini. Ficou definido uma visita técnica, na próxima segunda-feira (21), em três presídios cuja situação foi considerada pelo grupo como prioritária: Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, Penitenciária Estadual de Venâncio Aires e Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.
     
    De acordo com Ana Pellini, a finalidade da visita é fazer um diagnóstico da situação para analisar uma alternativa rápida e acessível para o tratamento do esgoto das penitenciárias. "Esse é o primeiro passo de uma caminhada. Precisamos encontrar uma solução emergencial com o menor custo e o menor tempo para resolver imediatamente essa questão. Não vamos conseguir solucionar todos os problemas do sistema carcerário, mas conseguiremos proteger o meio ambiente", ressalta a secretária.
     
    Segundo o diretor de engenharia prisional da Susepe, Alexandre Micol, a ideia é analisar caso a caso a situação dos sistemas de esgoto nos presídios. "Temos pontos onde a fuga de esgoto pode ser resolvida com a construção de uma fossa e filtro com sumidouro. Em outros casos, será necessária a retomada da operação das estações de tratamento", explica Micol. Segundo ele, o Rio Grande do Sul possui, atualmente, 111 presídios estaduais em atividade.