Geral

Dados móveis não utilizados poderão retornar ao cliente

Publicado em: 14 de maio de 2017 às 20:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:55
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeto tramita no Senado e tenta mudar prática adotada pelas operadoras

    Quem acessa internet por dispositivos móveis já se deparou com esta situação: o pacote de dados acaba antes do prazo e o acesso à rede é cortado pela operadora. Mas se a franquia contratada não foi totalmente utilizada em um mês, o saldo não retorna ao consumidor, correto? Isso pode mudar, pois tramita no Senado um projeto de lei que vai permitir que os dados que não forem utilizados em um mês possam ser reaproveitados no mês seguinte ou quando o cliente desejar.

    O projeto nº110/2017 é de autoria do senador Dário Berger, de Santa Catarina. Ele não concorda com o atual sistema, que interrompe o acesso assim que a franquia é atingida e não devolve ao cliente os dados não utilizados dentro do pacote contratado. "Acho que isso não é justo, não é certo", disse. A proposta tramita em caráter terminativo na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado e, se aprovada, segue para análise na Câmara dos Deputados.

    PARTICIPAÇÃO POPULAR
    No portal e-Cidadania do Senado, que possibilita a participação do cidadão nas atividades parlamentares, mais de 1,9 mil pessoas já se manifestaram favoráveis ao projeto e 22 contrárias. A prática de cortar a internet quando o pacote de dados dos consumidores acaba começou a ser adotada pelas operadoras de telefonia em 2014.