Geral

Venâncio Aires anuncia medidas de segurança para as escolas

Publicado em: 14 de abril de 2023 às 18:31 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:22
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Atitudes seguem orientações da Brigada Militar e da Polícia Civil

    A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou nesta sexta-feira (14) um pacote de medidas para reforçar a segurança nas escolas do município, mesmo sem registro de ameaças aos alunos. As medidas foram adotadas após orientações da Brigada Militar e da Polícia Civil e visam tranquilizar pais e professores quanto à segurança de 14 escolas de educação infantil e 18 escolas de ensino fundamental.

    O pacote de medidas prevê ações em três eixos –  equipação, treinamento das equipes e envolvimento familiar. Entre as medidas, estão a contratação de profissionais monitores de educação básica para auxiliar na entrada das escolas, a instalação de portão eletrônico com interfone e câmera de videomonitoramento em todas as escolas da rede, a reativação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) em todas as escolas, o reforço da Patrulha Escolar com a participação de 100% das escolas municipais e apoio do Departamento de Trânsito, a implantação do botão de pânico junto a escolas com monitoramento, entre outras.

    A Administração Municipal também irá realizar o Dia da Família, no dia 28 de abril nos pavilhões São Sebastião Martir, com capacitações e integração de informações. Além disso, haverá uma capacitação online para diretores e professores no dia 20 de abril, às 19h30min, com a participação do delegado Felipe Staub Cano.

    Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, todas as medidas foram embasadas com diálogo entre as direções das escolas e as autoridades da segurança pública. “São decisões necessárias para garantir a segurança e a tranquilidade de alunos, pais, professores e funcionários. É importante mantermos uma união para evitarmos a disseminação de informações falsas, que causam pânico à população.”