Passeio realizado neste sábado, dia 11, explorou diferentes belezas do interior do município, em Linha Dona Josefa
Nem mesmo o sol escaldante do sábado (11) foi capaz de impedir mais de 80 pessoas de explorarem as belezas naturais de Linha Dona Josefa, em Vera Cruz. Numa realização do Município de Vera Cruz, com organização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o projeto Partiu Vera Cruz tornou possível visitar lugares por vezes desconhecidos da Capital das Gincanas.
A caminhada
Apesar da partida ter sido no Centro de Convivência do Idoso, de ônibus, o trajeto realmente teve início na Casa de Retiros Atlanta, em Dona Josefa, tendo como primeiro destino o Mirante do Piva, que, do alto, permitiu uma visão panorâmica de todo o município e de seus vizinhos. Após uma longa e suada caminhada, era chegada a hora de relaxar e recarregar as energias no Alambique Dona Josefa, que ofereceu degustação de cachaças e licores de diferentes frutas. Após, o passeio se estendeu ao longo da propriedade da família Scherer, até finalmente chegar na Cascata Cantinho Colonial, onde, de ônibus, voltaram ao Centro de Convivência do Idoso, encerrando com uma confraternização com cuca, linguiça e brinde de participação.
Valorização
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucia Lisete Staub, destaca a importância do passeio no interior de Vera Cruz. “Temos pontos turísticos lindos, mas que não são conhecidos por muitos vera-cruzenses. Inclusive, no grupo da caminhada tinham vera-cruzenses que não conheciam a cascata e assim, ficaram encantados com a beleza. É de suma importância divulgarmos e promovermos mais atividades no turismo rural, pois são recursos que auxiliam para tornar viáveis os empreendimentos ali”, comenta. “Este ano propus para o grupo fazermos uma caminhada no interior do município, em meio à natureza, belas paisagens, confraternização, e com inscrições abertas para todos, como mais uma atividade para a redução da violência contra a mulher, pois o Conselho promoveu vários eventos na Semana da Mulher.”
Lucia também salientou a importância da valorização da mulher rural como empreendedora, como as sócias do Alambique que, segundo ela, também é um fator que reduz a violência contra a mulher.
A escritora Heloisa Poll, que descobriu a iniciativa através de um grupo de caminhadas no WhatsApp, avalia o projeto: ”A caminhada foi muito agradável. Uma oportunidade para se exercitar, reencontrar pessoas e ainda apreciar as belezas de Vera Cruz. Nosso município possui muitos pontos de uma paisagem exuberante”, comenta. “Foi tudo muito bem organizado, com bons pontos para contemplação e descanso, sem falar no maravilhoso café oferecido no encerramento. E ainda tivemos a sorte de contar com um dia maravilhoso. Espero poder participar de mais edições ao longo do ano”.
Homens e mulheres de diferentes idades participaram da caminhada, desde crianças até idosos com mais de 80 anos.
Notícias relacionadas

Unisc recebe pesquisadores estrangeiros pelo Programa Move La América
Os estudantes são do México, Colômbia, Argentina e Peru

Papa Francisco: partiu o homem, ficou o Santo
Há vozes que não se apagam com o silêncio. Há presenças que permanecem, mesmo depois da partida. E há palavras que não foram feitas apenas para serem ouvidas… mas para serem vividas. Hoje, a mensagem do dia é um tributo…

Venâncio Aires prorroga decreto de calamidade em virtude da enchente
Documento foi publicado no Diário Oficial pela Administração Municipal

Santa Cruz elege suplentes do Conselho Tutelar neste domingo
Votação ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão