Economia

Nascidos em março e abril podem sacar abono a partir desta quarta-feira

Publicado em: 14 de março de 2023 às 06:16 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:07
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Trabalhadores têm acesso aos valores através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal

    Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril vão poder sacar, a partir desta quarta-feira (15), cerca de R$ 3,4 bilhões do abono salarial 2023, ano-base 2021. Em todo o país, o montante a ser depositado pela Caixa Econômica Federal corresponde a aproximadamente 3,5 milhões de parcelas do benefício.

    Para ter acesso aos valores do abono salarial, o trabalhador de empresa privada precisa estar inscrito no Programa Integração Social (PIS) e os de empresas públicas no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos cinco anos.

    O abono salarial está assegurado aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias, em 2021. Outro requisito é que os dados dos trabalhadores tenham sido informados corretamente pelo empregador (pessoa jurídica), na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

    O Abono Salarial 2023 (ano-base 2021) equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo. O pagamento para cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados em 2021. O cálculo do benefício corresponde ao número de meses trabalhados multiplicado por um doze avos do valor do salário mínimo vigente.

    Os trabalhadores do setor público recebem o benefício pelo Banco do Brasil. Os do setor privado, pela Caixa Econômica Federal. O valor pode ser sacado até 28 de dezembro de 2023. Após esse prazo, os recursos não sacados voltam para o governo federal. 

    Os pagamentos são realizados conforme calendário anual definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em dezembro de 2022.

    Calendário de pagamento:

    Nascidos em:       Recebem a partir de:
    Março                  15 de março
    Abril                     15 de março
    Maio                    17 de abril
    Junho                  17 de abril
    Julho                   15 de maio
    Agosto                15 de maio
    Setembro            15 de junho
    Outubro              15 de junho
    Novembro           17 de julho
    Dezembro           17 de julho.