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Anatel divulga ranking das melhores e piores operadoras do Brasil

Publicado em: 14 de março de 2018 às 13:52 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:46
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Olhar Digital
  • 20160516132027_660_420.jpg
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    O estudo mostra o índice de satisfação dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas empresas de telecom

    A Anatel divulgou sua pesquisa anual com as operadoras brasileiras melhores avaliadas na oferta de serviços de telefonia pré e pós paga, telefonia fixa e internet banda larga em 2017.

    O estudo mostra o índice de satisfação dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas empresas de telecom, que receberam uma nota de 0 a 10 de acordo com uma série de indicadores definidos pela agência reguladora.

    Confira abaixo como ficou a avaliação das operadoras nos diferentes serviços oferecidos a seus clientes ao longo do ano de 2017:

    Telefonia pré-paga

    Foram avaliados os indicadores de atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, funcionamento, oferta e contratação e recarga. A operadora melhor avaliada em serviços pré-pagos foi a Sercomtel, que manteve a mesma média de 2016. A Vivo foi a única que caiu em desempenho em relação ao ano anterior, apesar de manter a mesma posição no ranking. O estudo completo pode ser visto aqui.

    Sercomtel (7,71)
    Algar (7,41)
    Claro (6,92)
    Vivo (6,88)
    TIM (6,82)
    Oi (6,66)

    Telefonia pós-paga

    Nenhuma operadora teve queda na satisfação geral em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. A Porto Seguro Conecta manteve a primeira posição com grande vantagem em relação à Vivo, que ficou com a segunda posição. A Oi foi a operadora com pior avaliação em pós-pago, assim como em pré-pago. O estudo completo pode ser visto aqui.

    Porto Seguro Conecta (8,32)
    Vivo (7,26)
    TIM (7,16)
    Algar (7,04)
    Nextel (7,02)
    Claro (7,00)
    Oi (6,20)

    Telefonia Fixa

    Em relação à telefonia fixa, Claro/NET e Tim foram as únicas operadoras a crescerem a nota geral, enquanto as outras caíram em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. O estudo completo pode ser visto aqui:

    Sercontel (8,00)
    Algar (7,69)
    Tim (7,58)
    Claro/NET (7,37)
    Vivo (6,96)
    Oi (6,47)

    Internet banda larga

    O serviço de banda larga fixa também caiu no geral em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. Vivo e Oi foram as únicas operadoras a apresentarem melhorias em relação ao ano anterior, enquanto todas as outras analisadas pioraram. A Brisanet foi avaliada pela primeira vez pela Anatel. O estudo completo pode ser visto aqui.

    Cabo Telecom (7,64)
    Tim (7,54)
    Brisanet (7,26)
    Sercomtel (6,87)
    NET (6,43)
    Algar (6,39)
    Vivo (6,38)
    Oi (5,67)
    Sky (5,38)