Geral

Jornada Pedagógica vai marcar o início do ano letivo para profissionais da educação em Santa Cruz

Publicado em: 14 de fevereiro de 2024 às 16:28 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:52
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Imagem ilustrativa | Foto: Eduardo Wachholtz/Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Palestra de abertura da jornada tem como tema escolhido o Bicentenário da Cultura Alemã e será proferida pelo professor Jorge Luiz da Cunha

    Com o slogan Docência na contemporaneidade: reflexões, práticas e aprendizagens, acontece na próxima semana, segunda e terça-feira (19 e 20), a primeira etapa da 4ª Jornada Pedagógica da rede municipal de educação de Santa Cruz do Sul. O evento, realizado pela prefeitura, em parceria com o Sesc, marca o início do ano letivo e é uma atividade de formação continuada para professores, equipes pedagógicas e diretivas das escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental e de educação de jovens e adultos. 

    Este ano a palestra de abertura da jornada, marcada para as 8h30min de segunda-feira, no auditório central da Unisc,  tem como tema escolhido o Bicentenário da Cultura Alemã e será proferida pelo professor Jorge Luiz da Cunha. Uma hora antes terá início o credenciamento dos participantes e ainda na parte da manhã o professor Alessandro Marimpietri abordará o tema Educar no século XXI: novos desafios e novas possibilidades.

    Leia também: Incubadora Tecnológica da Unisc abre inscrições para cadastro de mentores

    No turno da tarde também estão previstos dois momentos de reflexão. A primeira explanação será do professor João Lemes, com o título O novo professor para uma nova escola – a escola da empatia, do amor e da tecnologia para alunos brilhantes. A segunda exposição, intitulada Autismo na visão de um autista, trará o depoimento de Marcos Petry. Ele, que é palestrante, congressista e seminarista pró-autismo, se propõe a apresentar a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos de sociabilidade e interação com o meio e a importância da inclusão. 

    No primeiro dia da jornada, as palestras ocorrerão no auditório central da universidade e serão voltadas a todos os profissionais da educação, indistintamente. Já no segundo dia, as atividades serão direcionadas por áreas de atuação – educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, supervisores, orientadores e psicopedagogos, professores de AEE, direções – e ocorrerão em diversos espaços da Unisc e também na Câmara de Vereadores. 

    A formação continuada para os profissionais do magistério público municipal foi pensada visando criar uma abordagem unificada de concepções e fortalecer as práticas em sala de aula. As palestras e oficinas oferecidas abordam temas contemporâneos como multiculturalismo, inclusão, qualidade na educação, metodologias ativas através de projetos, aprimoramento de índices e exemplos bem-sucedidos na área da educação.

    Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), esta edição conta com a parceria do Sesc que reuniu uma equipe de profissionais de diversas áreas da educação, com formação acadêmica sólida, incluindo mestrado e doutorado em renomadas instituições nacionais e internacionais. 

    Até esta sexta-feira (16), momentos de formação para o corpo docente estarão acontecendo também dentro das salas de aula. E no decorrer do ano letivo novas paradas estratégicas ocorrerão com programação oferecida pela SEE e pelos próprios educandários. O cronograma inclui atividades nos meses de abril, junho, julho e outubro.

    A Jornada Pedagógica é, segundo a assessora pedagógica da SEE, Ligia Hoppe, um momento de reflexão, troca de experiências e de aquisição de conhecimentos para os profissionais da área, com reflexos significativos no ambiente escolar. “Consideramos fundamental aprimorar o trabalho pedagógico em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até os anos finais, levando em conta os seus respectivos componentes curriculares, gestores escolares e técnicos de suporte pedagógico à docência. Cada profissional faz a diferença perante nossos estudantes”, disse.