Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h
Santa Cruz do Sul terá o 1º encontro do grupo de apoio para Diabetes Mellitus tipo 1. O evento ocorre nesta quinta-feira (14), às 19h, na Câmara de Vereadores da cidade. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a advogada e uma das organizadoras do evento, Daiana Rosa da Silva, falou sobre como surgiu a ideia do movimento. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição.
Apoiadora da causa e cuidadora de uma criança com diabetes, Daiana conta que precisou aprender tudo sobre a condição. “Faz um ano que eu estudo o assunto, devido aos cuidados para manter meu sobrinho com qualidade de vida e saúde”, salienta. Foi a partir disso que ela e outros apoiadores começaram a buscar, principalmente, programas voltados à educação em diabetes, direcionados para as escolas.“A gente percebeu essa necessidade em Santa Cruz, buscamos apoio junto à Câmara de Vereadores, junto ao vereador Rodrigo Rabuske. Depois conversamos com algumas famílias, DM1s vão se conhecendo, trocando insumos e se apoiando”, completa.
Conforme Daiana, o grupo surgiu após a aprovação da lei que prevê a distribuição gratuita de aparelhos digitais de monitoramento de glicose, através da necessidade de acompanhar o cumprimento do projeto.
O encontro desta quinta-feira tem como objetivo aproximar ainda mais os participantes, especialmente aqueles que ainda não se conhecem. Além disso, visa debater questões sociais que o movimento pretende implementar em Santa Cruz. “A falta de educação e de meios para que o diabético conviva adequadamente na sociedade afeta não só a saúde dele, mas de toda a família. Esse evento é muito importante nesse sentido”, destaca outra idealizadora do grupo, a advogada Renata Machado Costa.
O grupo foi responsável por sugerir a criação do Projeto de Lei que prevê a distribuição do Sensor Libre em Santa Cruz. A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul promulgou a lei no fim de outubro, prevendo a distribuição gratuita de aparelhos digitais de monitoramento de glicose para pacientes com diabetes dos tipos I e II que comprovem necessidade e falta de condições financeiras para adquirir o dispositivo. A lei é de autoria do vereador Edson Azeredo (PL) e foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Gerson Trevisan (PSDB), após a prefeita Helena Hermany (PP) não sancionar nem vetar o projeto aprovado no dia 1º de outubro. O município agora está no prazo para executar essa distribuição.
Dia Mundial do Diabetes
A escolha da data do evento tem um motivo especial. 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data criada para conscientizar a população sobre a doença e a importância da prevenção, diagnóstico e cuidados.
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar a insulina adequadamente. A falta de insulina ou sua má utilização faz com que a glicose não seja absorvida pelas células, provocando o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Notícias relacionadas
Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos emite nota sobre convênio com a Prefeitura
Posicionamento ocorreu após fala da vereadora Bruna Molz
“É momento de unir forças e tocar o Barco do Amor para frente”, afirma Pino dos Atuais
Até recuperação de Paulinho Dill, cantor vai reassumir os microfones, fazendo sua reestreia já nesta quinta-feira
Alunos da Vidal de Negreiros fundam Cooperativa Escolar Sementes da Vida
Educandário é uma referência em ações voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade
Torcida Organizada – Arauto News – 13/11/2024
Seleção Brasileira nas Eliminatórias, preparação da dupla Grenal, VAR no Gauchão 2025 e Gabigol Participantes: Nícolas da Silva, Sandro Viana, Bianca Mallmann e Luciano Almeida