Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o deputado estadual Edivilson Brum detalhou as demandas da comunidade
A Comissão Especial para Analisar a Atuação das Concessionárias de Energia Elétrica CEEE Equatorial e RGE, presidida pelo deputado estadual Edivilson Brum, vem debatendo, nas diversas regiões do Estado, a atuação das fornecedoras de energia.
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o deputado Edivilson Brum explicou a criação da comissão, apontando que a ideia surgiu justamente para evitar a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a verificar o trabalho da RGE e CEEE Equatorial. O objetivo principal é analisar e avaliar o desempenho das concessionárias, promovendo uma gestão mais eficiente dos serviços de energia. Entre os motivos citados pelo deputado está o grande volume de problemas e críticas recebidos no período do início do ano, especialmente nas enchentes de maio.
De acordo com o deputado estadual, o trabalho da comissão consiste em diagnosticar todos os problemas e coletar sugestões das várias regiões sobre a prestação do serviço de distribuição de energia elétrica. “O principal campeão de denúncias e críticas é o 0800, que não funciona; as pessoas ficam ouvindo aquela ‘musiquinha’ e não são atendidas. Marcam para fazer um serviço e não comparecem”, exemplifica.
Conforme Brum, a falta de energia foi registrada em diversas localidades. “Tivemos comunidades que ficaram horas, outras dias e semanas, além de algumas que ficaram mais de um mês sem energia, em um descaso total que não podemos aceitar. E por não aceitar e não concordar, a Assembleia Legislativa e 37 deputados assinaram a criação dessa comissão para que esse desserviço não continue”, salienta.
Um dos próximos passos da comissão é atender a todas as demandas das regiões do Estado onde a CEEE Equatorial e a RGE operam. Em 9 de dezembro, essas demandas serão apresentadas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, às 9h, em uma audiência pública final.
Em janeiro, será elaborado um relatório contendo todo o diagnóstico produzido pela comissão. Esse documento será encaminhado a todos os órgãos responsáveis pela prestação do serviço de distribuição de energia elétrica no Brasil, incluindo as concessionárias, o Governo do Estado, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) e o Governo Federal.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão