Geral e Cobertura Especial

Moradora do Balneário Porto Ferreira levanta móveis para prevenir perdas. “Sempre é difícil”

Publicado em: 13 de setembro de 2023 às 11:50 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:12
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Crescente elevação do nível do Rio Jacuí obrigou quase 30 pessoas a deixarem suas residências

    A intensa chuva registrada nas últimas horas na região preocupa os moradores do Balneário Porto Ferreira, em Rio Pardo. A crescente elevação do nível do Rio Jacuí obrigou quase 30 pessoas a deixarem suas residências, enquanto diversas famílias enfrentam dificuldades devido ao aumento das águas.

    Lisane Froemming, que tem casa no balneário desde 1985, relembra as enchentes passadas e a devastação que elas causaram: "Teve uma vez que a água entrou 1,20 metro dentro de casa, daí a gente perdeu praticamente tudo. Apesar de serem coisas usadas, a perda sempre é difícil", disse. 

    Leia também: Alerta de risco iminente de enchente é emitido pela Defesa Civil

    Diante da iminência de uma nova inundação, os moradores estão tomando medidas preventivas. "A gente acha que vai acontecer novamente, estão alertando. Pela quantidade de chuva que está chegando, a gente já vai levantar os móveis para tentar proteger", salientou. 

    De acordo com a secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Rio Pardo, Nathalia Wunderlich, a Prefeitura tem auxiliado no deslocamento e assistência às famílias em situação de risco. Nathalia explicou que o trabalho de monitoramento e prevenção vem sendo realizado há alguns dias: "Estamos fazendo a ronda, para ver a situação das famílias que não quiseram sair. Ontem, colocamos uma família no ginásio municipal e deslocamos 27 pessoas para casas de familiares. Nós também auxiliamos na mudança, para evitar maiores riscos."

    *Com informações da repórter Emily Lara