Geral

Secretaria de Logística e Transportes anuncia recuperação da RSC-153

Publicado em: 13 de agosto de 2024 às 13:38 Atualizado em: 13 de agosto de 2024 às 14:54
RSC-153 DEVE PASSAR POR OBRAS GERAIS | ARQUIVO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Obra deve ser licitada em setembro e expectativa é de que reparos iniciem em outubro, revitalizando a rodovia

Em reunião na manhã desta terça-feira (13) com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, pela mobilização do grupo Avante-153, vários municípios da região estiveram representados por seus gestores e cobraram melhorias na RSC-153, como sinalização, recuperação do trecho, roçadas, e que há tempo não seriam realizadas. Segundo o prefeito Maiquel Silva, de Vale do Sol, a preocupação aumenta por causa do grande volume de acidentes que tem ocorrido por ali, inclusive com morte. “O secretário nos confirmou que até o fim de agosto deve sair o anteprojeto para ser licitada em setembro a obra de recuperação geral do trecho, com sinalização e roçadas, de forma mais completa”, disse.

Secretário de Administração, Indústria e Comércio de Vale do Sol, Leonir Scherer, secretário Juvir Costella e o prefeito Maiquel Silva | Divulgação

Maiquel completa que acredita-se que mais tardar em outubro comecem os trabalhos de recuperação. “Temos esse sinal positivo de que o Governo do Estado vai dar essa prioridade para a 153, especialmente nesse trecho muito precário entre Vera Cruz e Barros Cassal”, externou o gestor, na companhia dos prefeitos de Herveiras, Nazário Kuentzer; Sinimbu, Sandra Backes; e Vera Cruz, Gilson Becker.

Além da precariedade, que atinge especialmente o trecho entre Vera Cruz e Barros Cassal, Maiquel destaca que o maior índice de acidentes costuma acontecer entre Vale do Sol e Herveiras. Nessa descida de sete quilômetros, que fica na divisa dos dois municípios, muitas vezes as Prefeituras são acionadas quando é necessária a interdição, limpeza ou remoção e algum material.

Então é bem complicado, a gente tem que tirar o nosso maquinário do trecho do interior fazendo o trabalho pra ir lá fazer a desobstrução da via. Não queremos mais continuar dessa maneira, a gente quer que o Estado realmente se preocupe com a 153, assim como a gente se preocupa com os nossos municípios. A pressão é para eles darem uma atenção especial ali também, para a gente não sair sempre no prejuízo e ter que estar fazendo coisas que é competência do DAER e do Estado”, destacou Maiquel.

O prefeito de Vale do Sol aproveitou o encontro para comunicar ao Secretário Estadual de Logística e Transportes sobre a instalação de placas de sinalização ao longo da via, conforme já havia anunciado, para reforçar o alerta aos motoristas. “Tivemos o aceno positivo do secretário quanto à iniciativa e nos próximos dias devemos fazer a instalação”, disse.

Leia também