Empresa especializada na área agrícola, MJF vai lançar maquinário pioneiro no mês de agosto
É de Santa Cruz do Sul a primeira colheitadeira de tabaco 100% fabricada no Brasil. Quem garante é o seu criador, Paulo Faleiro, proprietário da MJF, empresa de engenharia voltada à agricultura, que atua na mecanização e construção de estufas para tabaco, e desenvolvendo inúmeros projetos para modernizar o trabalho de quem tira o sustento do campo.
O sonho de empreender é antigo, vem da época em que trabalhava na área de manutenção de uma empresa fumageira e, nas horas vagas, resolveu abrir seu próprio negócio, nos fundos de casa. Paulo começou fazendo pequenas manutenções em torno mecânico e foi evoluindo, sempre focado na agricultura. Já se passam cerca de 15 anos desenvolvendo projetos. O empreendimento que atende diversos pontos de Santa Cruz do Sul, também planeja expansão para outros municípios do Rio Grande do Sul, outros estados do Brasil e ainda no exterior, como na Argentina.
De olho no tabaco
Hoje, a estrutura da MJF fica na rua São Roque, 18, mas existem prédios espalhados por outros pontos onde a empresa faz o desenvolvimento de máquinas para colheita e plantio do tabaco, assim como a preparação do solo para a cultura. Afinal, a importância do tabaco para a economia da região Sul é inquestionável.
Por isso, desenvolveu a colheitadeira, a primeira autopropelida 100% desenvolvida no Brasil, que será lançada em agosto. Só precisa uma pessoa operando para colher o tabaco. Em terrenos inclinados, a máquina trabalha bem se tiver o ângulo de até 15 graus.
Ainda, o empresário realiza a manutenção em áreas de pesquisa para empresas fumageiras e desenvolve equipamentos para mecanizar o pequeno produtor. A empresa conta com 16 colaboradores, que garantem, ao lado da família, a realização das atividades, o bom atendimento e o sucesso dos negócios.
A relação pautada na parceria, confiança e sucessão segue desde que tudo era um sonho, que começou quando Paulo ainda era torneiro mecânico, foi parar num pequeno empreendimento nos fundos de casa e cresceu junto com suas inovações, que agora estão prontas para se espalharem pelo Brasil.