Empresa familiar com atuação desde 1972 retomou movimento em junho após impacto causado pela enchente
No município de Rio Pardo, a Empresa de Mineração Araújo Ltda, mais conhecida como Emal Calcários, é uma referência na extração e comercialização de calcário para mais de 30 municípios atendidos em toda a região central do Rio Grande do Sul. A trajetória de sucesso teve início em 1972, quando Beno Araújo deu início à empresa focando no ramo de transportes, e posteriormente passou a atuar na mineração. De pai para filho, é Poti Guaraci Fausto de Araújo que há mais de duas décadas responde pela gestão do negócio.
Negócio que ao longo dos anos tem enfrentado desafios. Todo mês de maio o movimento foi praticamente parado após a enchente histórica, e ao iniciar junho a empresa retoma os trabalhos, voltando gradativamente, “na esperança que a agricultura comece a se reerguer, porque a gente depende desse setor. Dentro de uma empresa, ela te dá tudo o que gente precisa, mas quando dá essas paradas, também te tira tudo o que conquistou em termos financeiros, é preciso investir novamente”, reflete o empreendedor.
Além desse período da enchente, muitos momentos desafiadores foram vividos pela Emal Calcários, como a longa espera para reconstrução da ponte do Rio Jacuí, caída em 1990; mais recentemente a pandemia, e as intempéries climáticas. Mas é com uma equipe engajada, formada por 30 colaboradores, que a empresa dá a volta por cima. “Onde tem envolvimento tem resultado”, sublinha. A empresa mineradora entrega, além de um ótimo atendimento, a qualidade do produto. No corretivo de solo, além do magnésio, vem rico em cálcio, pois a pedra cal vem junto do calcário, “e isso na terra é essencial para o preparo da terra e para o agricultor fazer uma boa colheita”, observa o gestor.
O contato com a Empresa de Mineração Araújo Ltda, mais conhecida como Emal Calcários, pode ser feito pelo fone (51) 3731-7544.