Terceira fase da pesquisa também analisou quais são os principais sintomas
A nova etapa da pesquisa do Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aponta que para cada caso de coronavírus no Rio Grande do Sul existem ao redor nove casos não notificados. Os 4,5 mil testes foram realizados em noves municípios gaúchos entre os dias 9 e 11 de maio. No total, 10 deram positivos para a doença.
Conforme o reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, há um infectado a cada 454 habitantes. "Para cada um milhão de habitantes no Rio Grande do Sul, estima-se que existem 2,2 mil infectados reais e 248 notificados", destaca. Dos dez casos confirmados na terceira fase da pesquisa, dois foram confirmados em Ijuí, quatro em Passo Fundo, um em Caxias, um em Santa Cruz do Sul, um em Porto Alegre e um em Pelotas.
Das 4,5 mil pessoas que participaram da pesquisa, 30,4% ressaltaram que saem diariamente de casa, enquanto 56,1% tem saído apenas para realização de atividades essenciais, como ir à farmácia, supermercado. Já outros 16,5% permanecem sempre em casa.
Sintomas
Quanto aos sintomas apresentados pelas 18 pessoas que tiveram casos confirmados nas três fases da pesquisa, a maioria delas (22%) apresentou dor de garganta. Além disso, 17% tiveram alterações no olfato/paladar; 17% das pessoas também apresentaram diarreia; 17% tosse; 11% dificuldade para respirar e 6% febre.
De acordo com o governador Eduardo Leite, a pesquisa tem o objetivo de estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo, determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas e obter cálculos precisos da letalidade.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
