CONCESSÃO

Audiência pública debate duplicação da RSC-287 e atuação da concessionária responsável pelas obras

Publicado em: 13 de abril de 2025 às 17:19
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Requerimento da reunião foi protocolado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira

    Uma audiência pública vai debater as condições da RSC-287, o cronograma de conclusão das obras de duplicação da rodovia e o contrato do Governo do Estado com a Concessionária Rota de Santa Maria. Encontro ocorre nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a partir das 9h30min. O requerimento da reunião foi protocolado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

    A audiência pública, aprovada por consenso na Comissão de Assuntos Municipais (CAM), tem como objetivo receber uma prestação de contas da Rota de Santa Maria sobre os trabalhos que já foram concluídos e das atividades que ainda precisam ser finalizadas. “Porque mesmo que a empresa justifique a questão das enchentes, os problemas que aconteceram, há em todos os relatos que eu tenho de prefeitos, da comunidade e empresários, uma série de descontentamentos”, frisou Oliveira em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    Oliveira criticou a concessionária responsável pelas obras e destacou a insatisfação com a empresa. Entre as principais reclamações estão os atrasos nas obras e os transtornos causados aos usuários. O político citou como exemplo o trecho próximo a Santa Maria, onde reparos no asfalto geraram longos engarrafamentos. “As pessoas ficam na média de 50 minutos à 1h30min paradas. São pessoas que precisam ir para o trabalho e escola. Já teve relatos de gente que estava dentro de ambulância, gente com problema de saúde, ou seja, então me parece que esse é um dos grandes problemas”, relatou.

    Outro ponto citado pelo deputado é a falta de diálogo com a empresa. Oliveira afirma que a Rota de Santa Maria apresenta dificuldades para discutir soluções e que muitas vezes as obras são executadas sem planejamento adequado. O deputado espera que, após o debate na audiência pública, a concessionária se coloque à disposição para solucionar as questões que envolvem a duplicação da RSC-287. Ele também garantiu que vai cobrar resoluções por parte do Governo do Estado.

    Leia também